Durante a segunda semana de novembro, ocorreu a Certificação Nacional de Cães de busca e resgate, na sede da Seção de Operações com Cães, do 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Magé-RJ.

Os Militares do Canil do 5°Comando Operacional de Bombeiros (5º COB) /6°Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), participaram das diversas provas, garantindo as seguintes certificações:

- Binômio Sgt Avelino x Bono: Busca rural vivos; Busca urbana vivos; Busca de restos mortais;

- Binômio Sgt Avelino x Saori: Busca rural vivos;

- Cb Anacleto: navegador nas buscas rurais.

O treinamento de cães para atuar com busca é um trabalho que exige tempo, paciência e capacitação técnica e requer investimentos elevados. A certificação é uma garantia de que o binômio apresenta qualificação mínima para atuar, sempre que acionados. A conquista destas certificações, são graças ao trabalho árduo dos militares do Canil do 5° COB/6°BBM, unidade que tem ganhado destaque a cada dia.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais prima pela otimização do gasto do dinheiro público por meio de por meio de ações gerenciais como a certificação do binômio homem/cão, sempre visando melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade.