Entre os dias 06 e 31 de maio, militares da Companhia de Proteção Ambiental (CPA) e do Pelotão de Combate a Incêndios Florestais (PCIF), pertencentes ao Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), estiveram envolvidos em uma série de treinamentos e capacitações intensivas direcionadas aos Núcleos de Incêndios Florestais (NIFs) de todos os Comandos Operacionais de Bombeiros (COBs) de Minas Gerais.

Os treinamentos foram uma ação do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), juntamente com os COBs, realizados nas seis cidades sedes de cada COB, totalizaram 40 horas-aula cada, focando na divulgação e implementação do Decreto nº 48.767/2024, que institui a Força Tarefa Previncêndio (FTP), e seus desdobramentos. Este decreto, datado de 26 de janeiro de 2024, visa organizar e fortalecer a atuação dos bombeiros no combate a incêndios florestais, especialmente diante da crescente incidência desses eventos no estado.

Objetivos dos Treinamentos

1 - Divulgação e Integração: Planejar as atividades de treinamento para divulgar e integrar as tropas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), conforme estipulado pelo Decreto nº 48.767.

2 - Capacitação na Força Tarefa Previncêndio: Preparar os participantes para desempenharem as funções específicas do CBMMG na FTP, assegurando que possuam o conhecimento necessário para essas atribuições.

3 - Atualização em Combate a Incêndios: Atualizar os bombeiros sobre técnicas de combate a incêndios em vegetação, essenciais devido à vulnerabilidade do estado a esses eventos por suas características topográficas e morfológicas.

4 - Aprimoramento Prático: Melhorar a execução prática das técnicas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PCIF), identificando pontos positivos e negativos para aplicações futuras e aumentando da base teórica.

5 - Ações Interagências: Promover a cooperação e otimização das ações entre diversas agências em cenários de grandes incêndios, destacando a importância do trabalho conjunto entre instituições públicas e privadas.

6 - Integração e Comunicação: Facilitar a integração entre os agentes e fomentar o compartilhamento de informações, criando um canal de comunicação dinâmico para a gestão de riscos de desastres.

7 - Multiplicadores da Doutrina: Formar multiplicadores da doutrina de combate a incêndios florestais em suas respectivas regiões de atuação.

Conteúdos Abordados

Durante as 40 horas de cada treinamento, os participantes receberam instruções atualizadas sobre diversas áreas críticas, incluindo:

Técnicas avançadas de combate a incêndios em vegetação;

Segurança operacional em ações de combate a incêndios;

Utilização de ferramentas de geossensoriamento;

Manejo integrado do fogo e suas aplicações.

Impacto e Expectativas

Com a finalização desses treinamentos, espera-se um significativo aprimoramento na capacidade operacional do CBMMG no enfrentamento de incêndios florestais. A integração entre os diferentes comandos e a formação de multiplicadores da doutrina são passos essenciais para uma resposta mais rápida e eficiente, minimizando os impactos ambientais e protegendo a população mineira.

O comprometimento e a dedicação dos militares durante este período reforçam a importância do contínuo investimento em capacitação e treinamento, garantindo que o estado de Minas Gerais esteja sempre preparado para enfrentar os desafios impostos pelos incêndios florestais.

1º COB: 06Mai24 a 10Mai24 - 27 treinados

2º COB: 27Mai24 a 31Mai24 - 23 treinados