Na última sexta-feira (17), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), ministrou uma palestra sobre prevenção de acidentes com produtos químicos para os alunos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A palestra foi realizada por um militar do Pelotão de Operações Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN), unidade especializada do CBMMG em emergências envolvendo produtos perigosos.

A atividade sensibilizou os alunos sobre os riscos associados ao manuseio e armazenamento inadequado de produtos químicos, destacando a necessidade de práticas seguras nos laboratórios, como orientações sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs) e procedimentos em casos de acidentes.

Além dos aspectos laboratoriais, a palestra também abordou algumas medidas para evitar acidentes no ambiente doméstico, contribuindo para a segurança dos alunos em diferentes contextos.

O evento foi de suma importância para promover o intercâmbio entre as instituições, estreitando laços e disseminando a cultura de prevenção, proporcionando conhecimento, conscientização e práticas seguras, preparando os alunos para lidar com produtos químicos de forma responsável e minimizando riscos de acidentes com produtos perigosos.