Batalhão de Operações Aéreas celebra 14 anos nos ares de Minas

Início / Notícias Criado em: 20-11-2020 às 17h:38

Voando para salvar!

O dia 20 de novembro é uma data muito importante para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), pois celebra a inauguração do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), que há 14 anos empenha homens e mulheres na sublime missão de salvar vidas cortando os ares de Minas Gerais.

Nesta sexta-feira (20), militares e amigos do BOA se reuniram para celebrar mais um ano de existência do Batalhão, criado para reduzir o tempo e a distância do vasto território mineiro. Uma celebração breve, devido ao tempo em que vivemos, mas carregada de emoção e significado para todos que acompanham a trajetória de bravura de militares que escreveram e escrevem ainda hoje a história da primeira unidade aérea da Corporação.

Marcaram presença no evento, o Chefe do Estado-Maior, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, Cel Robespierre de Oliveira Silva da Auditoria Setorial; Cel William da Silva Rosa do Comando Especializado de Bombeiros; Cel Kênia Prates da Diretoria de Recursos Humanos; Cel Daniela Lopes da Diretoria de Logística e Finanças; Cel Alexandre Gomes Rodrigues da Diretoria de Atividades Técnicas; Tenente-Coronel Farley Rocha Soares do Centro de Atividades Técnicas; Tenente-Coronel Luiz Henrique dos Santos, Comandante do Batalhão de Operações Aéreas; Major Welter Alves do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres; Major Fábio Alves Dias, Comandante da 2ª CEOA e Cap Ornelas Prates, Comandante da 3ª CEOA.

A solenidade contou também com um momento de agraciamento da Medalha do Mérito Militar, criada em 2002, para galardoar os militares do Corpo de Bombeiros em reconhecimento aos bons e leais serviços prestados ao longo da carreira. Receberam a honraria, o Coronel Willian da Silva Rosa e o Subtenente Walter Lucas de Jesus, além de outros oficiais e praças da unidade.

O Tenente-Coronel Luiz Henrique aproveitou a data para agradecer a todos os oficiais e praças, os médicos, enfermeiros e colaboradores da manutenção, limpeza e conservação que integram as bases em Belo Horizonte, Varginha, Montes Claros e Uberaba.

Finalizando a solenidade, foi respeitado um minuto de silêncio em memória à Tenente Grazielle Cristina de Souza Ferreira que faleceu ontem (19), em virtude de um acidente de trânsito.

Contexto histórico

O Batalhão de Operações Aéreas foi criado através do decreto 44.411, de 20 novembro de 2006, iniciou suas operações em novembro de 2007. Ao final da primeira ocorrência, o diário de bordo foi preenchido com os seguintes dizeres: “11 horas e 20 minutos da manhã, 15 de novembro de 2007, sob as bênçãos de todos os anjos, hoje foi realizado o primeiro serviço operacional deste grupamento e desta aeronave. Que Deus nos ilumine sempre!”

Este foi o relato da tripulação formada pelo então Tenente-Coronel Aurélio, Capitão Passos, 2°Sargento Cardoso e o 3°Sargento Vanderson.

Atualmente, o Batalhão de Operações Aéreas conta em sua frota com 5 helicópteros e 1 avião, os quais são ferramentas que ampliam a capacidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no atendimento à população.

Hoje, o Batalhão de Operações Aéreas comemora a marca de 14.203 horas voadas, nas quais 5.223 pessoas foram atendidas.

Em 2020, com 4 bases aéreas, o BOA atendeu 1.141 pessoas em 379 cidades diferentes no estado, mostrando o dinamismo e a rapidez do serviço aéreo para levar um atendimento avançado, de excelência, aos cidadãos mineiros, independente da distância em que eles se encontram.