Na última semana de fevereiro de 2022, ocorreu na Academia de Bombeiros Militar (ABM) – Complexo Pampulha - a inauguração da nova sala de ensaio da Banda Sinfônica do CBMMG. Fundada em 9 de setembro de 1927 e patrimônio imaterial do Estado de Minas Gerais, desde 2016, a Banda Sinfônica realiza diversas apresentações para o público externo, além da rotineira participação nos treinamentos e solenidades da corporação. O evento foi prestigiado por diversos militares, entre eles o alto Comando da instituição.

Para que todas as atividades da Banda Sinfônica sejam cumpridas com maestria é necessário um grande aporte estrutural. Com as dependências reformadas, a agremiação musical passa a ter uma sala que condiz com a necessidade de acomodação, tanto de militares quanto dos seus instrumentos, além de possuir a acústica necessária para os ensaios e estudos de aperfeiçoamento. Assim, ganham a Banda Sinfônica, o CBMMG e a sociedade mineira.