Prevenção e redução do tempo resposta foram fundamentais para alcançar resultados eficientes

Considerando a evolução da organização do Carnaval em Belo Horizonte e o aumento exponencial de público nos últimos anos, sendo um dos maiores do país, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) elaborou um arrojado planejamento de ação e prevenção, contemplando todo o estado e assegurando um período de festividades com mais proteção para os mineiros.

Garantir a segurança e a tranquilidade dos visitantes foram as premissas do CBMMG, que se preparou para lidar com todas as ocorrências, incluindo incêndios, emergências médicas, salvamentos, além de atuar preventivamente para evitar acidentes e incêndios. A corporação trabalhou em conjunto com outros órgãos públicos para garantir que o Carnaval fosse um sucesso e oferecesse a segurança necessária aos foliões e aos que queriam descanso.

Batalhão Carnaval

Criado exclusivamente para o período da folia, o Batalhão Carnaval atua especificamente com bombeiros militares lotados na atividade meio, não impactando dessa forma, o serviço ordinário, tendo em vista que efetivo que atua no serviço de resposta à população permaneceu empenhado conforme rotina.

Na capital

Em 2020, em Belo Horizonte, 35 blocos carnavalescos desfilaram com previsão de público superior a 50 mil foliões. Sem contar, ainda, a presença de trios elétricos e veículos adaptados de som frequentemente presentes nos cortejos. Para o ano de 2023, 36 blocos possuíam previsão de público superior a 50 mil foliões.

Na fase de planejamento, o Corpo de Bombeiros utilizou como linha de ação e frentes de trabalho o cadastro prévio dos blocos; análise de trajetos; reuniões com representantes dos blocos de carnaval; alinhamento com secretarias e órgãos envolvidos na organização, vistoria prévia dos blocos e coordenação de brigadistas e ambulâncias nos blocos mais expressivos.

Operação Interagências

A Operação Carnaval BH 2023 envolveu o planejamento conjunto entre CBMMG, Samu e Belotur-PBH, bem como o emprego de recursos oriundos desses órgãos para o atendimento. Foi prevista a ativação do Posto de Comando BM da Operação (móvel: carreta; e fixo: instalações do 1º Batalhão de Bombeiros Militar e Academia de Bombeiros Militar) e representação no COP-BH (Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte), para atuação integrada. Também foi prevista representação do CBMMG para o caso de ativação do CICCM (Centro Integrado de Comando e Controle Móvel).

Alguns números da operação

Efetivo

A Operação Carnaval BH-2023 correspondeu a uma das maiores operações programadas na história do CBMMG em um período específico. Dentre as diversas naturezas de atividades do Plano de Emprego Operacional, foi registrado o total de 644 empenhos de bombeiros militares entre os dias 12 e 21 de fevereiro de 2023.

Vistoria em Blocos

No Carnaval de Belo Horizonte 2023, foram realizadas 103 vistorias em blocos no período compreendido entre os dias 12 a 21 de fevereiro. Esse quantitativo representou o percentual de 100% da previsão atualizada de blocos vistoriados pelo CBMMG.

Atendimento de vítimas

O atendimento integrado registrou 308 atendimentos pelas equipes sob a coordenação do CBMMG, sendo 48% do total concentrados nas equipes situadas no PMA CRJ Praça da Liberdade. Ou seja, a atuação no PMA computou quase metade do total de atendimentos realizados no período de emprego no Carnaval.

Também cabe destacar que, diferente do ano de 2020 que não houve uma variação significativa de atendimentos conforme o gênero das vítimas, em 2023 foram atendidos 124 homens e 184 mulheres. Isso representa, respectivamente, os percentuais de 40,3% e 59,7% do total.

Carnaval no interior

No interior, os maiores esforços foram voltados para atividades de prevenção aquática, com equipes de bombeiros militares posicionados em regiões estratégicas e de interesse operacional, como balneários, visando a redução do tempo de resposta e a conscientização da população sobre situações de risco em áreas aquáticas, evitando que ocorrências graves.

Além disso, o CBMMG colocou à disposição 4 aeronaves, com equipe médica embarcada no Suporte Aéreo Avançado de Vida em condições de acionamento.

Os Pontos Base instalados em locais estratégicos foram essenciais para reduzir o tempo resposta nos atendimentos, como foi o caso dos turistas resgatados na região da Serra do Cipó, no município de Santana do Riacho. A prontidão dos militares em uma das principais cachoeiras do complexo evitou a morte de pelo menos 9 pessoas que ficaram ilhadas em decorrência de uma cabeça d’água.

Rodovias

Em entrevista coletiva, o tenente-coronel Frederico Pascoal, que comandou o Batalhão Carnaval do CBMMG, destacou que a atuação da instituição se deu em três focos: “O primeiro deles é a atuação em pontos-base em rodovias, fazendo campanhas junto aos motoristas e facilitando o acesso em caso de acidentes. Isso foi um dos fatores que pode ter contribuído para a redução no número de acidentes. No nosso caso, tivemos uma redução superior a 30% no número de atendimentos de acidentes automobilísticos”, diz o militar.