O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) segue empenhado na intenção de expandir os serviços prestados pela corporação para mais regiões de Minas, otimizando o atendimento e ampliando as áreas de cobertura. Mas em tempos de resseção econômica é cada vez mais necessário seguir o Planejamento Estratégico, que estabelece parcerias com os municípios para a instalação de frações que atendem a interesses comuns.

O avanço do acordo com as cidades de Andradas e Machado, não apenas cumpre a intenção do Plano de Comando do CBMMG, como também antecipa o cronograma, cuja a implementação estava prevista para 2022 e 2026. A parceria com os municípios facilita a vida da população, que terá o Corpo de Bombeiros Militar próximo e acessível, tornando o atendimento célere, prestando um socorro mais efetivo e reduzindo o tempo resposta. Iniciativa que acolhe também os ditames do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) do governo do estado.

Nestes dois últimos dias, o comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, esteve na Região Sul de Minas para reuniões importantes com os representantes municipais das cidades de Andradas e Machado, a fim de dar prosseguimento nas tratativas de implantação de unidades nos respectivos municípios.

Andradas

Na última terça-feira (2), a prefeita de Andradas, Margot Pioli e o coronel  Estevo assinaram o protocolo de intenções que visa a instalação do Posto Avançado da corporação no município.

A assinatura desse documento sela o compromisso do município/estado em atender as necessidades da população, que há tempos aguarda por mais esse benefício.

A comitiva, composta  pelo o comandante do 6º Comando Operacional de Bombeiros Militar (6°COB), coronel Giuvaine Barbosa de Moraes; o chefe da Seção de Orçamento e Finanças do Estado-Maior, tenente-coronel Edirlei Viana da Silva, o comandante da 1° Cia Independente de Poços de Caldas, major Rodrigo Paiva de Castro e o subcomandante da 1°Cia Independente, capitão Tales Roberto da Silva, que acompanhou o comandante-geral, também visitou o provável local da instalação do Posto Avançado dos Bombeiros, localizado às margens da Rodovia MG-455, antigo Posto de Fiscalização da Receita Estadual.

Machado

Já na quarta-feira (3), o comandante-geral, acompanhado da comitiva, se reuniu com o prefeito de Machado, Maycon Willian, para assinar o protocolo de intenções e definir as próximas etapas de instalação de um Posto Avançado (PA) no município. Também estiveram peresentes neste encontro, o vice-prefeito, Joel Mendes; o secretário de Planejamento e Gestão, Platiny Paiva

O coronel Estevo e o prefeito Willian visitaram o terreno onde será construída a sede dos Bombeiros, às margens da BR-267, no Jardim do Lago. O comandante garantiu a instalação e reforçou os trabalhos dos militares. “O nosso objetivo é dar atendimento de qualidade à população machadense e nós vamos fazer isso. Vamos garantir efetivos suficientes para o bom atendimento, além de viaturas e equipamentos. Agradeço a disponibilidade do prefeito e garanto que em breve nós vamos atender Machado e região”, finalizou.

Maycon Willian agradeceu a visita dos bombeiros e ressaltou a importância dessa unidade para a segurança da população. “Fechamos este compromisso, nós iremos investir no crescimento da cidade. A nossa missão e o nosso mandato serão voltados a fazer Machado crescer e uma das frentes é trazer uma sede do Corpo de Bombeiros e com isso proporcionar mais tranquilidade e segurança pra todos”, relatou o prefeito.

Compromisso perene

Isso mostra a intenção e compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de ampliar sua presença em todo o estado, elevando a segurança e autonomia dos municípios por meio das ações de proteção e defesa civil, segurança contra incêndio e pânico e todo o suporte necessário para que as comunidades se sintam mais protegidas e atendidas em suas necessidades. Tudo isso, sem abrir mão da excelência dos serviços prestados, da qual o CBMMG tanto prima.

Mesmo em meio aos desafios orçamentários que regem o momento no país, a corporação tem se empenhado para buscar soluções e parcerias que estejam alinhadas com o interesse e a necessidade de implementação dos serviços de proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio, inerentes ao Corpo de Bombeiros.