Atuação do CBMMG no mês de abril na LIGABOM

Início / Notícias Criado em: 25-04-2022 às 14h:17

Comandantes dos corpos de Bombeiros militares e das polícias militares de todo o país se reúnem em Brasília/DF para eleições da LIGABOM, CNCG e CONFESP

A reunião do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) e do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – CNCG ocorreu no final do mês de março (29), em Brasília/DF.

A pauta precípua do encontro foi a deliberação sobre o desligamento voluntário dos Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares do CNCG e aprovação do novo estatuto. Deliberaram também pela criação da Confederação Nacional dos Comandantes das Forças Militares de Segurança Pública – CONFESP.

A ata da assembleia geral de constituição da CONFESP, bem como a ata de assembleia de deliberação do CNCG foram assinadas pelos representantes das polícias militares (PM) e dos bombeiros militares (BM) presentes no evento.

Os trabalhos de votação sobre o desligamento voluntário dos Comandantes BM do CNCG e a aprovação do estatuto da CONFESP foram conduzidos pelo presidente da LIGABOM e então vice-presidente do CNCG, coronel Edgard Estevo da Silva, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Na oportunidade, houve ainda a votação para definição da presidência da LIGABOM e do novo CNCG, bem como pela presidência da CONFESP, para o período de abril de 2022 a abril de 2023.

A totalidade dos comandantes BM votaram pela recondução do coronel Estevo à frente da presidência da LIGABOM, mantendo-se, portanto, o cargo de 1º vice-presidente exercido pelo coronel André Alessandro Madeiro de Oliveira, comandante-geral do CBMAL e o cargo de 2º vice-presidente exercido pelo coronel Alessandro Borges Ferreira, comandante-geral do CBMMT.

Para a presidência do novo Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares – CNCG, foi eleito o coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, que conforme deliberação, assumirá concomitantemente, a presidência da Confederação Nacional dos Comandantes das Forças Militares de Segurança Pública – CONFESP.

Os dois Conselhos, quais sejam, LIGABOM e CNCG passam a trabalhar de forma autônoma, tendo na CONFESP o fórum abrangente para a discussão de pautas comuns das forças de segurança militares estaduais.

 

 

CORPO DE BOMBEIROS MOBILIZOU FORÇA-TAREFA EM RESPOSTA ÀS CHUVAS DE PETRÓPOLIS

As chuvas de fevereiro e março que assolaram a cidade de Petrópolis, na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, já entraram na lista das maiores tragédias climáticas do país, com acumulados que chegaram a 259,8 mm em 24 horas, no dia 15 de fevereiro, e mais de 525 milímetros em 24 horas, no dia 20 de março. 
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) trabalhou, em conjunto a outras instituições do país ininterruptamente, 24 horas por dia nas operações de busca e resgate de vítimas das fortes chuvas.

Uma média total de 500 militares atuaram diariamente nas ações de resposta ao desastre. A operação esteve distribuída por áreas críticas da cidade. Teve seu pico, no dia 17 de fevereiro, com mais de 100 pontos de atuação. As equipes trabalharam em pontos principais conhecidos como Morro da Oficina, Chácara Flora e Vila Felipe.  

 PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

O CBMERJ atuou em Petrópolis com uma força-tarefa que contou com equipes especializadas de todo o país em busca com cães, em operações de salvamento em desastres, e em resgate em estruturas colapsadas. São militares altamente capacitados, que trabalham de forma encadeada, otimizando os recursos e diminuindo o tempo-resposta. 

As operações seguiram dia e noite. Os profissionais usaram equipamentos como balão de iluminação gerador, unidade rebocável de iluminação, refletores, headlamp e lanternas comuns. O protocolo exigiu, também, a presença de militares com apitos para casos de novos desmoronamentos.
O Corpo de Bombeiros fluminense contou com a ajuda de 19 estados mais o Distrito Federal, que trouxeram cães e profissionais para as buscas em estruturas colapsadas. Os animais atuaram como reforço fundamental para a localização das vítimas sob a coordenação do CBMERJ. 

 

  

 

 

Presidentes dos comitês da LIGABOM fazem apresentação durante 1ª reunião presencial da LIGABOM/2022 em Brasília/DF

 A apresentação dos trabalhos dos 11 comitês do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) ocorreu no final do mês de março (28), no auditório da Academia de Bombeiros Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – ABMIL/CBMDF.  

A participação presencial dos presidentes dos comitês foi custeada pela Secretaria de Gestão de Ensino do Ministério da Justiça e Segurança Pública – Segen/MJSP, principal parceira da LIGABOM no desenvolvimento dos trabalhos técnicos dos seus comitês.

Sob a gestão da atual presidência e com a parceria da Segen/MJ, a LIGABOM desenvolveu e programou diversos workshops, seminários e cursos. O último realizado foi o 1º Seminário Nacional de Perícia em Incêndios, o maior da América do Sul, ocorrido entre os dias 23 e 25 de março em Vitória (ES), que contou com palestrantes brasileiros e internacionais.

Além do SENAPI, desenvolvido pelo Comitê Nacional de Perícia de Incêndio – CONPI, foi realizado o Curso Interinstitucional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães – CEBRESC promovido pelo Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães – CONABRESC em Cuiabá/MT. Ainda, em maio, haverá o 7º Encontro Nacional de Bombeiras Militares em Brasília/DF que será conduzido pelo Comitê Nacional de Bombeiras Militares – ENBM que é presidido atualmente pela coronel Kênia do CBMMG.

Os comitês são órgãos colegiados compostos por dois representantes bombeiro militar de cada estado da federação e do Distrito Federal. Compete aos comitês analisar, discutir e normatizar procedimentos, equipamentos, estudos e técnicas que possam vir a melhorar o desempenho administrativo e operacional dos corpos de bombeiros.

Todas as apresentações foram atentamente apreciadas pelos comandantes-gerais. Após apresentadas as metas estabelecidas pela LIGABOM e resultados alcançados, foram realizados, pelos conselheiros, questionamentos, sugestões e validação dos trabalhos. Para saber mais sobre os comitês da LIGABOM, acesse o link https://ligabom.com.br/ligabom-comites/