Atuação do CBMMG durante intensas chuvas em Minas foi essencial para poupar vidas

Início / Notícias Criado em: 10-02-2021 às 09h:06

A tempestade que atingiu Belo Horizonte e região metropolitana neste domingo (7), provocou uma série de alagamentos, desmoronamentos, quedas de árvores, transbordamento de rios, entre outros problemas. As fortes chuvas também atingiram várias cidades do interior de Minas, acionando bombeiros de várias regiões do estado que, mais uma vez, atuaram de forma eficiente no resgate de pessoas ilhadas, salvamentos de animais e outras tantas ocorrências.

A atuação dos militares converge e reflete a busca incessante da corporação pela segurança e preservação da população mineira, nas situações de catástrofe e desastres naturais, demonstrando que Minas poderá sempre contar com a disposição e eficiência de nossos bombeiros militares, seja qual for a situação.

A gravidade da situação criada pelas tempestades refletiu a atuação dos bombeiros de Minas nos noticiários nacionais, devido à dificuldade dos resgates de pessoas ilhadas.

No bairro Ribeiro de Abreu, região nordeste de Belo Horizonte, houve transbordamento do Córrego do Onça e o Corpo de Bombeiros atendeu três ocorrências de pessoas em risco somente no domingo (7). Os militares resgataram uma idosa que morava sozinha, enquanto o nível da água subia rapidamente. Na mesma rua, outras duas pessoas também ficaram ilhadas dentro de casa e foram retiradas em segurança e outras 6 vítimas ficaram presas dentro de casa, que estava cercada pela água e precisaram ser removidas com o uso de barcos, cordas e escadas.

Balanço das principais ocorrências atendidas em BH/RMBH e interior:

BAIRRO 1º DE MAIO - 12 chamados

Imóveis foram alagados, pessoas ficaram ilhadas em veículos e residências. Em alguns pontos, construções não suportaram a força da água e muros/ lajes/ telhados vieram abaixo.

AGLOMERADO DO SERRA - Desabamento de construção irregular com cerca de 5 pavimentos;

BAIRRO CAIÇARAS - Um muro caiu sobre uma casa e um morador ficou preso dentro da residência;

BAIRRO CARLOS PRATES - Desabamento de casa em barranco;

BETIM - Um barranco com árvores caiu sobre uma residência e o morador também ficou preso.

Nos atendimentos à pessoas ilhadas em residências, além do bairro Primeiro de Maio, os bombeiros também retiraram pessoas nos bairros Ribeiro de Abreu, Bairro Ouro Minas, São Gabriel, Belmonte e Vila Suzana.

RAPOSOS - O temporal que atingiu o município provocou o transbordamento do Ribeirão da Prata. E o aumento do nível das águas atingiu algumas residências.

SANTA LUZIA - A alta precipitação provocou o transbordamento do Rio das Velhas. Cerca de 300 pessoas saíram de suas casas preventivamente.

PORTEIRNHA – Dois carros foram arrastados pelas águas de um rio na noite de sábado (06) vindo a ocasionar o óbito de um homem de 35 anos. O ocupante do outro veículo conseguiu se salvar. Chovia no local na hora do fato.

De acordo com o boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, as chuvas devem continuar e a persistência das pancadas de chuva com acentuado volume em grande parte do território mineiro ainda pode provocar transtornos. Por isso, vale o alerta para a população mineira para se proteger mediante qualquer indicativo de chuva, sobretudo para a população que mora em áreas de risco e tenham percebido sinais de precipitação, fendas e rachaduras nas moradias e pequenos deslizamentos de encostas.

Fique atento! Valorize sua vida!