Aplicativo usado para vistoria de árvores facilita e agiliza o trabalho dos militares

Início / Notícias Criado em: 11-02-2021 às 17h:11

O corte/supressão de árvores é uma das ocorrências mais atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no dia a dia.  Por isso, a técnica empregada na atividade exige perícia e é constantemente aprimorada. No ano passado, o CBMMG atendeu a mais de oito mil e seiscentas ocorrências envolvendo o corte e a poda de árvores em todo o estado. E para facilitar o trabalho, há alguns anos, a corporação conta com um aplicativo que facilita esse processo.

Em linhas gerais, esse aplicativo, que foi feito com base na literatura da Associação Internacional de Corte de Árvores, serve para aferir o grau de urgência de corte/supressão e risco que determinada árvore possa oferecer. O recurso identifica as falhas estruturais como degradação da madeira, rachaduras, exposição da raiz e buracos no tronco. Além disso, o aplicativo tem o recurso de registro fotográfico para futuras vistorias e intervenções na árvore.

Veja a reportagem sobre o assunto no link abaixo:

Saiba quando acionar o CBMMG para supressão de árvores

Em princípio, o corte ou a poda de árvores não é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar, porém, quando houver risco iminente a pessoas ou bens, a história é diferente.

Caso a árvore esteja na rua, a responsabilidade é da Prefeitura Municipal. Em Belo Horizonte, os agendamentos devem ser realizados pelo número 156. Se a situação for dentro de um terreno particular, a responsabilidade é do proprietário, que deverá contratar um profissional especializado, depois de obter uma autorização da prefeitura.

Situações em que o Corpo de Bombeiros atua:

• risco iminente: Quando a árvore oferecer perigo de cair e atingir pessoas, animais, casas ou veículos e quando já estiver caída e gerar risco às pessoas e transtornos ao trânsito;
  • quando se enquadrar em risco iminente de queda, concomitante a ameaça à vida de pessoas e/ou patrimônio, conforme preenchimento do quadro de avaliação de árvore de risco;
  • quando em apoio a órgãos federais e estaduais e municipais com a devida autorização ambiental;
  • em caso de árvores caídas que impeçam a mobilidade urbana;
  • a guarnição de bombeiros atuará no sentido de eliminar o risco iminente através da supressão parcial (poda) e somente executará a supressão total se estritamente necessário;
  • não serão realizadas podas ornamentais ou com qualquer fim estético.

O corte e a poda de árvores é um serviço extremamente técnico e de alto risco e, por isso, requer treinamento para a atividade. Jamais tente realizar o trabalho sozinho e nem corte árvores sem autorização.

Ligue para o 193 somente nos casos especificados acima, pois caso a viatura chegue ao local e constate ser apenas um corte ou poda sem risco, o pedido não será atendido e os bombeiros deixarão de prestar outros atendimentos de urgência e emergência.