Alunos especialistas da área de saúde iniciam estágio supervisionado

Início / Notícias Criado em: 19-04-2021 às 14h:40

Na última sexta-feira (16), os discentes especialistas da área da saúde do Curso de Formação de Soldados – CFSd 2020/2021 iniciaram o estágio supervisionado no Hospital da Polícia Militar (HPM). Os militares foram recebidos pela Assessora de Assistência à Saúde (AAS) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel QOS Andréia Geraldo Batista e pela tenente-coronel QOS Adriana Lacorte, chefe de enfermagem do HPM.

Os 16 alunos especialistas em enfermagem serão empenhados em plantões de 12 horas, durante os finais de semana, reforçando a equipe do hospital e se capacitando no cuidado aos pacientes em Centro de Terapia Intensiva. A previsão é de que ocorram 48 horas de estágio na unidade, conforme planificação já estabelecida.

A fim de proteger estes alunos especialistas, a AAS, juntamente com o Setor de Vacinação do HPM, garantiram, junto à Secretaria Municipal de Belo Horizonte, as doses necessárias para imunização deste grupo, enquadrando estes militares na mesma classificação profissional dos militares de saúde pertencentes ao HPM, sem desfalcar, portanto, o montante de doses recebidas pelo CBMMG dentro da cota reservada para as Forças de Segurança Pública no Estado.

A ação é de grande relevância tanto para o processo de formação dos discentes quanto para o Sistema de Saúde (Sisau), uma vez que o CBMMG, juntamente com a Polícia Militar e o Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais, IPSM, são os responsáveis pelo planejamento e execução da assistência à saúde dos militares e dependentes de todo o estado.

De acordo com as palavras do soldado 2° classe Wilson Vermelho "Berço de heróis destemidos, diz a canção que nos norteia e encoraja, atuar hoje pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais é um sonho realizado, e ver a importância que a corporação dá, preocupando com a saúde dos discentes, nos dá o incentivo necessário para combater a covid junto ao Hospital Militar!"

A solddo 2°classe Thais relata que "É uma honra fazer parte dessa missão tão nobre de apoio ao HPM no enfrentamento à covid, principalmente, representando o CBMMG. Poder proporcionar cuidado e amparo aos militares e seus familiares trás um orgulho ainda maior, pois é uma maneira de retribuir o bem que tanto proporcionaram para a sociedade".

Outro depoimento, vem da soldado 2°classe Maria Fernanda "Atuar na linha de frente ao enfrentamento do covid-19 é um desafio e também um privilégio, porque nossa vocação é servir e cuidar da saúde do próximo. "