Alunos do Curso de Formação de Soldados realizam treinamento de sobrevivência em mata

Início / Notícias Criado em: 19-05-2021 às 12h:17

Com o aumento dos incêndios florestais em regiões de mata em todo Estado equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) estão sendo empenhadas em locais cada vez mais remotos em incêndios que podem durar dias.

Nesse sentido, situações inusitadas podem acontecer, nas quais os militares se encontrariam com ausência temporária de recursos de água, alimentação ou mesmo acabar se perdendo na mata mais fechada.

Baseando nesses fatores, a Academia de Bombeiros Militar (ABM) promoveu um treinamento de sobrevivência básica em ambiente de mata para o Curso de Formação de Soldados (CFSd).

A atividade tem como objetivo capacitar os futuros bombeiros sobre como se comportar em situações em que haverá a necessidade de garantir sua sobrevivência.

Algumas das instruções ministradas são: como fazer fogo de modo seguro, de que forma conseguir água potável, obtenção de alimento com confecção de dispositivos de captura (armadilhas), construção de abrigo temporário, e estratégias para se guiar caso tenha perdido a referência de sua localização.

O treinamento acontece durante o período noturno, na unidade da ABM, situada em Contagem. Após o expediente de rotina do curso de formação, os militares se equipam com todos os materiais e ferramentas necessárias para a realização das instruções em locais de mata.

Como o suporte aéreo pode demorar, para não se encontrar em uma situação crítica, é indispensável que os militares saibam como proceder para se manter de forma calma e garantir uma condição mais sustentável até a chegada do resgate.

O treinamento teve início na última terça-feira (18), passando duas turmas por vez, e irá até a próxima sexta-feira (21).

Todo o treinamento seguiu o protocolo de proteção a covid-19.