A Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social (DEEAS) firmou um acordo internacional com o New México Military Institute, com validade de cinco anos, permitindo que a rede de Colégios Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) implementasse um intercâmbio entre as duas instituições de ensino.

O intercâmbio, realizado entre os meses de agosto e novembro deste ano, contou com a participação de 24 alunos, sendo 4 deles filhos de bombeiros militares da capital e do interior. A incursão, extremamente importante para ampliar a visão de mundo e experienciar novas culturas, também proporcionou outros benefícios como o aprimorar outro idioma; reforçar a confiança e estimular a coragem dos alunos.

Os alunos selecionados da Rede CTPM foram enviados para o estado do Novo México, nos Estados Unidos e por quatro meses vivenciaram uma série de descobertas.

Para Gabriela Lopes Viana, foi a realização de um sonho “realizei um sonho de infância. Estudei e morei na escola New Mexico Military Institute, que fica em Roswell, uma cidade do estado do New México/Estados Unidos. A escola é dividida em tropas, isso foi uma surpresa para mim, me senti nos filmes de Harry Potter, porém ao invés de Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa, nós somos Alpha, Bravo, Charlie, Delta e HQ. O intercâmbio foi muito importante para mim, uma experiência sensacional, foi onde eu aprendi muitas coisas novas e diferentes, onde consegui melhorar meu inglês, onde fiz amigos para a vida toda e onde criei mais resiliência física e metal. Eu vou levar para sempre os lemas da escola: disciplina, honra e conquista! Duty, honor, and achievement forever! ”

Já para Samyra Lopes Viana, a experiência foi a melhor oportunidade de conhecimento: “ foi uma das coisas mais importantes que já me aconteceu. Meus aprendizados foram muitos e ainda aprimorei o meu inglês. Foi um período de amadurecimento, porque lá ficamos sem nossos pais, tendo que ter responsabilidade de estudar, acordar cedo, arrumar o quarto, fazer esporte e muito mais. Aprendi muito sobre várias culturas, pois havia intercambistas de diversos países, fiz várias amizades, que quero levar para a vida toda. Conheci várias cidades dos EUA jogando pelo time de Volleybol. Também visitamos Museu, Aquário e até uma Tribo indígena. Saí da minha zona de conforto e entrei nessa aventura, foi uma experiência tão incrível, que fica difícil descrever, se pudesse voltaria no tempo e faria tudo de novo. ”, concluiu a aluna.

O processo

O intercâmbio CTPM & NMMI teve o início da preparação em janeiro de 2022, quando começaram as primeiras negociações com o New Mexico Military Institute, localizado em Roswell, Novo México, Estados Unidos. Após as primeiras negociações, as Comitivas conheceram in loco as instituições. Tanto o CTPM visitou o NMMI em fevereiro de 2022, quanto o NMMI visitou o CTPM em maio do mesmo ano.

Estruturado, assinado e colocado em prática o Termo de Cooperação Mútua das duas instituições, foi iniciado o processo de seleção. Foram 721 inscritos para a seleção de bolsa para o NMMI, 167 passaram para a segunda fase, 50 classificados, 15 selecionados e 35 excedentes 4 foram desclassificados.

Após a publicação dos resultados finais, coronel Welerson Conceição Silva, diretor DEEAS, em comum acordo com o NMMI, deliberou extensão aos demais alunos que quisessem participar como pagantes deveriam se manifestar até o dia junho. Assim, nove famílias decidiram pagar para seus filhos e filhas viajarem. No total, 24 alunos embarcaram no dia 31 de julho de 2022 na companhia de militares, entre eles uma psicóloga do HPM, para assistir aos Intercambistas e dar mais segurança a eles.

O próximo intercâmbio será na mesma época, em 2023 e os militares responsáveis pela organização do evento estão trabalhando na Nota Técnica que regulamentará o processo.

Bombeiro militar, para mais informações acesse os seguintes links: