Cerca de 500 alunos da Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa, participaram do tradicional Desfile da Independência, realizado na cidade de São João Del Rei, neste último sábado (7). Em 2020, a instituição começou a funcionar como Escola Cívico-militar, modelo adotado pelo Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (PCIM).
A Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa oferece o Ensino Fundamental, Anos Finais (6°, 7°,8° e 9º anos) e o Ensino Médio em Tempo Integral-EMTI. A instituição também trabalha com inclusão de alunos especiais, que visa garantir o acesso e a permanência de todos os estudantes nos educandários, independentemente de suas particularidades, diferenças ou necessidades especiais.
Destaque também para a fanfarra da Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa, que é composta atualmente por 50 estudantes dos 2 turnos, coordenada pela professora Jéssica, juntamente com o estagiário do curso de música da Universidade Federal de São João Del Rei.
Gestão Compartilhada
Com as mudanças ocorridas no final de 2023, o Estado de Minas Gerais manteve o funcionamento das Escolas Cívico-militares, através de gestão compartilhada com CBMMG e Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais. Com a continuidade do modelo, a perspectiva é que as tarefas do Corpo de Monitores (do CBMMG) sejam complementares às do Corpo Docente da Secretaria de Estado de Educação nas escolas. Todos farão parte da mesma equipe, liderados pelo diretor escolar, buscando ações conjuntas que possam aprimorar as práticas educativas da escola na formação integral do aluno. As equipes vão atuar fortemente nas dimensões afetiva, social, ética e simbólica, com foco no desenvolvimento humano global.
Atualmente, Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa é administrada por integrantes da diretoria escolar, com o apoio de três militares: o tenente Fernando César Cardoso, sargento José Ronaldo Ferrarezi e sargento Eduardo Luiz Trindade.