Agilidade no transporte aeromédico do CBMMG assegura melhores chances para pacientes

Início / Notícias Criado em: 26-03-2021 às 16h:55

O transporte aeromédico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) é a alternativa mais eficiente de atendimento para alguns casos graves de saúde, em que o paciente não tem condições de tratamento em sua cidade ou na região onde reside. Muitas vezes, o tratamento está há milhares de quilômetros e a única forma de garantir o atendimento necessário no menor tempo possível é por meio de aeronaves.

O transporte aeromédico realizado pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA), é promovido por meio de uma parceria que envolve o CBMMG, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nas localidades em que estão instaladas as bases aéreas.

Nesta sexta-feira (26), uma das aeronaves do Corpo de Bombeiros realizou o transporte de um recém-nascido em Araxá. O Arcanjo 02 esteve na sede da 2ª Companhia de Araxá para proceder com a transferência de um bebê com uma patologia cardíaca para a cidade de Uberaba. A aeronave pousou na sede da Companhia e uma viatura de Resgate dos Bombeiros de Araxá, juntamente com a equipe médica, fez o transporte do bebê de 4 dias de vida que teve que ser colocado em uma incubadora.

Casos assim, endossam a importância do transporte aeromédico, cuja a agilidade e precisão no tempo resposta garante mais chances de vida para os pacientes e maior possibilidade de recuperação.

Para solicitar o transporte aeromédico intra-hospitalar é necessário que o usuário esteja cadastrado no Sistema Estadual de Regulação (SUSFACIL/MG) e haja garantia de leito no estabelecimento de destino. A partir daí, tendo todas as informações clínicas necessárias, bem como relatório detalhado do médico assistente, declarando explicitamente os benefícios para o paciente da transferência solicitada, a equipe do BOA poderá ser acionada pela Central Macrorregional de Regulação de Leitos para realizar o transporte.