Aeronaves do CBMMG atuam na distribuição de vacinas contra a covid-19 em Minas Gerais

Início / Notícias Criado em: 19-01-2021 às 12h:13

No início da manhã de hoje (19/1), com a presença do governador Romeu Zema e do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), inciaram a distribuição da vacina contra a covid-19 no Estado. A atividade, realizada em conjunto com o Governo de Minas, Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Polícia Militar, Defesa Civil Estadual e Polícia Civil, contou com a participação de 2 helicópteros e 1 avião da corporação, além de equipes de bombeiros militares mineiros.

A primeira aeronave do CBMMG que decolou foi um avião Caravan, transportando dezenas de caixas refrigeradas contendo doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, que foram transportadas para as cidades de Governador Valadares, Teófilo Otoni, Pedra Azul e Uberaba.

Em seguida, dois helicópteros da corporação, um modelo EC 145 e outro Esquilo, voaram para as cidades de Manhuaçu, Coronel Fabriciano e Diamantina. Aeronaves das demais forças de segurança e do Governo de Minas transportaram doses da vacina para outras regiões do Estado.

Em consonância com o planejamento estratégico e ações do Governo de Minas e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) frente à pandemia da covid-19, a atuação de aeronaves do CBMMG, assim com as de outros órgãos, proporcionam rapidez e agilidade para a distribuição das vacinas em território mineiro, permitindo a imunização dos grupos prioritários definidos pelos técnicos da área da saúde.

 

Governador Romeu Zema determina uso das aeronaves oficiais do Estado para transporte de vacinas e insumos contra a covid-19

Com o objetivo de garantir e agilizar o transporte das vacinas contra a covid-19, além de insumos, aparelhos e pessoal da Saúde que vai trabalhar na vacinação, o governador Romeu Zema determinou que as aeronaves oficiais do Estado sejam, preferencialmente, utilizadas para o transporte dos imunizantes e insumos em Minas Gerais. A determinação foi publicada no último sábado (16/1) por meio de decreto no Diário Oficial Minas Gerais e deverá ter validade enquanto perdurar o estado de calamidade pública devido à pandemia.

“A logística de Minas já está montada e prevê o uso de aeronaves do Estado que vão ficar disponíveis para levar essas vacinas assim que elas chegarem a Belo Horizonte. Já está tudo planejado, para que mesmo as regiões mais distantes recebam a vacina”, disse o governador.    

Todos os órgãos de segurança pública atuam de forma integrada com a SES.

Com informações do site Agência Minas.