Ação conjunta entre o 1º BBM, BOA e Bemad reforçam prevenção em manifestações

Início / Notícias Criado em: 02-09-2020 às 14h:04

As manifestações populares que tem acontecido com frequência em Belo Horizonte, como as que ocorrem nesta terça-feira (1), na região central, tem exigido planejamento por parte do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para evitar acidentes e outras situações de risco. A instituição aposta nas ações de prevenção como forma de minimizar danos preventivamente, fazendo frente ao plano de ações de radicalização de manifestações, previstas para acontecerem em locais estratégicos da capital mineira, no primeiro dia do mês de Setembro.

O intuito é manter a segurança de todos os envolvidos e isso se torna mais relevante em tempos de pandemia, provocada pela Covid-19. Tais eventos causam aglomerações e risco de conflitos entre os manifestantes.

Um plano tático foi criado para dar suporte às ações, com destaque para a estrutura de Sistema de Comando de Operações (SCO), instalado na região central de Belo Horizonte, com estrutura logística e humana necessárias para atuações nas diversas áreas operacionais da instituição. A ação de hoje conta com 26 militares e 6 viaturas para pronto emprego.

Para melhor desenvolvimento das atividades, a operação conta com o emprego das tropas do Primeiro Batalhão de Bombeiros (1ºBBM), Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad). Nossa instituição, de maneira articulada e integrada, desenvolve ações para minimizar impactos na segurança da sociedade, prevenir incêndio e pânico e contágio pela Covid-19.