Na manhã desta quinta-feira (21), foi realizada a solenidade de passagem de comando da Academia de Bombeiros Militar (ABM), ocasião em que o coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva entregou a gestão da ABM para o coronel Peron Batista da Silva Laignier. Na mesma data, foi inaugurada a foto do último comandante na galeria da instituição de ensino.

A solenidade foi presidida pela subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. Em seu discurso, a subcomandante dos bombeiros registrou sua gratidão pelo tempo e qualidade de serviço: “Coronel Ângelo, receba a gratidão desta corporação pelos anos de serviços prestados, que Deus abençoe você e sua família. E que este novo ciclo que se inicia seja repleto de realizações.”

Ao se referir ao coronel Peron, a chefe do Estado-maior destacou qualidades que contribuirão para manter o modelo de relevância da ABM: “Coronel Peron, confiamos plenamente em sua capacidade de manter os mais altos padrões de excelência que foram estabelecidos. Sua carreira exemplar, sua experiência profissional, dedicação e inteligência são garantias de que a Academia e o processo de formação e qualificação de nossos bombeiros continuarão avançando, crescendo e se aprimorando sob sua orientação.”

Com um discurso emocionante, o coronel Ângelo enalteceu o trabalho em equipe e as vitórias conquistadas no ano de 2023, atribuindo a Deus e aos seus comandados, o êxito no serviço. Ele também enalteceu o amigo que agora assume a instituição de ensino.  “Sempre que sentimos prazer ao trabalhar em um local, nos preocupamos com o momento da partida, nos preocupamos com a sucessão do nosso trabalho por aquele que chega novo para assumir aquilo que em algum momento tomamos como nosso. Posso afirmar que este não é o sentimento que me invadiu. Não houve da minha parte nenhum pesar ao entregar este comando, apesar de ter sido muito, mas muito feliz aqui. A alegria desta entrega se dá, Perón, meu grande amigo, na certeza de que esta escola, sob o seu comando, estará muito melhor que esteve comigo. ”

O coronel Ângelo também lembrou seu início de carreira e os principais atores que fizeram parte de sua trajetória no CBMMG, numa demonstração emocionada de sua gratidão por tudo que viveu nos seus 30 anos de serviços prestados à sociedade mineira.

Na sequência, o comandante empossado, coronel Peron, realizou a revista à tropa formada, acompanhado do coronel Ângelo, num reconhecimento da tropa do seu novo comandante e despedida do comandante sucedido.

Como forma de materializar a gratidão do comando do Corpo de Bombeiros e da Academia de Bombeiros, o coronel Ângelo foi agraciado com a Comenda Machadinha, que se destina a distinguir e agraciar pessoas e entidades que tenham contribuído para a melhoria e aprimoramento da eficiência dos trabalhos do CBMMG, no cumprimento das suas atribuições constitucionais.

Em seguida, recebeu a insígnia do Comandante da Academia de Bombeiros Militar, que é uma forma de concretizar a passagem de um comandante pela organização militar.

A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar – AOPMBM, também homenageou o coronel Ângelo com uma placa comemorativa.

Colaboração fotográfica: Marco Túlio Guerra (cabo Guerra)

Encerrando o evento, a tropa formada desfilou em continência ao Coronel Peron Batista da Silva Laignier, o novo comandante da Academia de Bombeiros Militar.