Hoje, 12 de setembro de 2025, a Academia de Bombeiros Militar (ABM) realizou, em uma cerimônia marcante, a formatura da mais nova turma de tenentes do Curso de Habilitação de Oficiais 2025 – Turma Alvorada. O evento reuniu autoridades, familiares e colegas em um momento de celebração pela conquista dos novos oficiais.
Reconhecido por sua rigorosa formação teórica e prática, o Curso de Habilitação de Oficiais do CBMMG contempla técnicas avançadas de combate a incêndios, resgate e gerenciamento de crises, além de disciplinas voltadas para liderança, gestão de equipes e estratégias de resposta a desastres. O objetivo é preparar os oficiais para liderar e inspirar suas equipes em situações de alta complexidade e pressão.
A solenidade foi presidida pela comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, e contou com a presença do paraninfo da turma e comandante-geral do CBMMG de 1999 a 2002, coronel veterano José Maria Gomes. Parte do Alto-Comando da instituição também esteve presente na formatura.
Estiveram presentes também o chefe do Instituto de Criminologia, representando a chefe da Polícia Civil, delegado Emílio Oliveira e Silva; o diretor-geral do Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM), coronel PM veterano Rodrigo de Faria Mendes; o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), coronel PM veterano Ailton Cirilo da Silva; o colaborador da Academia de Bombeiros Militar, coronel PM veterano Leonardo Filgueiras de Paula; a representante do Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, tenente-coronel Suria Maria de Castro Dani Salazar; e a assessora-chefe de relações institucionais, representando o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Ana Clara Pinto Coelho Amaral.
Também prestigiaram a ceimônia, o representantes do Comandante da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, major PM Eduardo Godinho Pereira; do subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, major BM veterano Elcione Menezes Alves; da presidente da Confraria do Fogo, major veterana Márcia Antônia da Silva; da Capitania dos Portos da Marinha pela Capitania Fluvial de Minas Gerais, capitão-tenente Franciele Pereira; do diretor financeiro da Associação Central Única dos Militares Estaduais de Minas Gerais, terceiro-sargento PM veterano Jadson André de Sousa; e do coordenador da Igreja Universal nas Forças Policiais de Minas Gerais, pastor Adalberto Rodrigues da Silva.
Em seu discurso, a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, ressaltou:
“Caros tenentes, as senhoras e os senhores já conhecem as demandas e a rotina militar e sabem o real significado de ser bombeiro. Este momento, contudo, marca o início de uma nova fase: a estrela que agora carregam nos ombros não é apenas um símbolo, é guia e referência para aqueles que estarão sob a liderança de vocês. Essa responsabilidade é grandiosa, ainda mais quando lembramos que o Corpo de Bombeiros Militar é reconhecido como a corporação com maior confiança e credibilidade perante a sociedade”.
Nas palavras do paraninfo da Turma Alvorada, coronel veterano José Maria Gomes:
“Ao longo dos últimos anos, os nossos bombeiros representaram uma terra fértil, permitiram que a semente germinasse e fosse cuidada para o crescimento da coorporação, resultando em bons frutos. Hoje, uma nova safra de tenentes fortes é entregue à comunidade mineira".
Durante o evento, a Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar concedeu o Prêmio Excelência Profissional ao 2º Tenente Luís Otávio Costa Silva, escolhido pelos colegas e oficiais da Academia pelo destaque durante o curso.
Na oportunidade, a Medalha de Mérito Intelectual, destinada ao primeiro colocado, foi conferida ao 2º Tenente Tiago Silva Mendes, em reconhecimento à sua performance acadêmica. O 2º tenente foi premiado pelo comandante da Academia de Bombeiros Militar, coronel Ivan Santos Pereira Neto.
Ao todo, 20 novos oficiais foram designados para diferentes unidades do CBMMG, reforçando o efetivo em diversas regiões do Estado.
Essa designação garante que os recém-formados passem a contribuir de imediato para o fortalecimento das atividades operacionais e administrativas da corporação em unidades estratégicas de todo o Estado.
Com a formação de mais uma turma, o Corpo de Bombeiros Militar reafirma seu compromisso com a excelência na formação de seus homens e mulheres, assegurando que cada novo oficial esteja preparado para enfrentar os desafios do cotidiano com competência, ética e coragem.