ABM supera desafios e aprimora ensino à distância

Início / Notícias Criado em: 05-02-2021 às 10h:49

Frente a grandes desafios, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) busca alternativas inovadoras para continuar sua trajetória de sucesso. O cenário pandêmico inserido em todo o mundo afetou sobremaneira todos os setores, públicos e privados, e com o CBMMG não foi diferente. Seja na área operacional, com o desenvolvimento de técnicas seguras para o atendimento a vítimas com suspeita de contaminação por Covid-19, seja na marcha de sua evolução na área do ensino.

Quando o assunto é ensino, o nome Academia de Bombeiros Militar (ABM) se torna latente na cabeça de toda a população mineira. Mas, frente ao cenário de isolamento social, como a ABM conseguiu vencer as barreiras da distância e unir a corporação frente à necessidade de formação e capacitação?

Após a medida inicial de adiamento de diversos cursos, a resposta veio por intermédio do ensino à distância. Essa modalidade já estava ativa na ABM há vários anos, realizando diversos cursos tanto para o público interno, quanto para o externo, mas, no cenário atual, se tornou o carro-chefe para o aprimoramento profissional dos militares.

Vídeos institucionais, vídeo aulas, seminários on-line, vinculação de conteúdo nas mídias digitais, dentre outras, foram alternativas utilizadas para retomar e até expandir as ações de ensino na corporação. O formato “on-line” possibilitou o avanço da comunicação e disseminação do ensino até mesmo fora do nosso Estado. Em janeiro, foi desenvolvido o curso TEM - Instrutor pelos militares do CBMMG no Estado do Ceará, onde, diversos temas foram abordados por videoconferências, entre alunos e instrutores do CBMMG.

Inicialmente vista com receio, a metodologia de ensino a distância se mostrou eficiente, inclusiva e, principalmente, segura. Metodologias de ensino apropriadas são aplicadas para que o militar possa desenvolver o máximo de conhecimento na área cursada, sem ter que sair do conforto e segurança do seu lar.

Mesmo frente a toda a inovação, ainda há espaço para o desenvolvimento de atividades presenciais, sempre respeitando as diretrizes de segurança contra o Covid 19. Mais de 500 alunos cursam atualmente o Curso de Formação de Soldados  (CFSd) na modalidade presencial, possibilitando o desenvolvimento não só de aspectos instrutivos, como também de formação de conceitos basilares da caserna.

Assim, percebe-se que o CBMMG não se deixou abater pelo atual cenário e, ao contrário, alçou voos ainda mais altos nessa nobre missão de salvar.