O volume de sangue coletado na ação poderá atender mais de 372 pessoas

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em parceria com o Hemocentro de Belo Horizonte, promoveu nesta terça-feira (21), um expressivo esforço de captação de sangue externo com a participação de 93 voluntários da corporação, na Academia de Bombeiros Militar (ABM).

A Semana Nacional de Doação Voluntária, promovida nesta semana pela Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais – Hemominas, iniciou a primeira ação da campanha com o apoio do Corpo Bombeiros Militar.

O mutirão realizado pelo CBMMG aconteceu em uma data estratégica, considerando a queda significativa dos estoques de sangue do Grupo "O", informada recentemente pela Fundação.

Hellen Heoisa Dupim, do setor de Captação do Hemocentro de Belo Horizonte comentou a iniciativa que já acontece há alguns anos: “A Fundação Hemominas agradece a parceria do Corpo de Bombeiros pelo comprometimento em relação a coleta externa e doação de sangue que ocorre frequentemente. ”

A cooperação entre as instituições ocorre pelo menos duas vezes ao ano, sendo fundamental para sensibilizar e incentivar os bombeiros militares, seus familiares e a comunidade em geral a doar sangue, além de reafirmar o compromisso social de salvar vidas.

Vale destacar que uma única doação de 450 ml de sangue pode salvar até quatro vidas adultas. Já a substituição de um adulto por criança pode triplicar este alcance de atendimento. Com o esforço de captação realizado hoje, a expectativa é que pelo menos 372 adultos ou até 1.116 crianças possam ser beneficiados.

O gesto simples e altruísta que reforça o compromisso com a responsabilidade social e o propósito da corporação de salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança.