ABM recebe novos alunos do Curso de Formação de Sargentos

Início / Notícias Criado em: 26-02-2021 às 13h:38

No dia 22 de fevereiro, a Academia de Bombeiros Militar (ABM) recebeu uma nova turma para o Curso de Formação de Sargentos (CFS). Ao todo são 32 militares, divididos em 30 discentes do quadro de combatentes e 02 do quadro de especialistas, desses, um sendo da área de comunicações e o outro de moto mecanização, áreas especificas da instituição e de grande importância para o CBMMG.

O CFS 2021, terá como chefe de curso, o Tenente Lombello e auxiliado pelo Sargento Felipe, além de contar com uma estrutura  logística e humana das duas unidades pertencentes a Academia, Unidade I e Unidade II, situadas na Pampulha e em Contagem, respectivamente.

O primeiro contato dos militares com a ABM aconteceu nas dependências da Unidade I, onde foram recepcionados pelo Sr. Major Pedro, que está respondendo pelo subcomando da Unidade e pelo Sr. Major BM Alberto, Chefe da Divisão de Ensino. Os mesmos, deram as boas-vindas aos futuros sargentos, explanaram sobre algumas rotinas acadêmicas e a composição de toda a estrutura organizacional da Academia, local esse, onde os militares passarão os próximos 8 (oito) meses em regime integral de ensino, aperfeiçoamento e qualificação.

Ainda no primeiro dia, foram ministradas aos discentes palestras e apresentações, a fim de que todos se inteirassem sobre assuntos específicos da instituição e suas seções de trabalho tais como: Adjuntoria Técnica de Ensino, EMBM5 e a Fundação SALVAR.

O Sr. Capitão Rafael, responsável pela Adjuntoria Técnica de Ensino, deu ênfase às rotinas acadêmicas e apresentou aos militares todos os trâmites legais relacionados a recursos que poderão ser interpostos durante o curso, formas e critérios de avaliações e a qualificação dos instrutores.  Os militares também contaram com a apresentação do Sr. Tenente Aihara, que abordou o tema: “Bombeiro Militar no cenário atual”, proposta essa interessante e pertinente, uma vez que o mesmo mostrou a importante ascendente que vive o CBMMG, as quebras de paradigmas que vem acontecendo dentro da instituição e a visibilidade no país sobre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, principalmente pela excelente atuação no grande desastre de Brumadinho, onde se tornou conhecida mundialmente como a maior operação de busca e salvamento do Brasil.

Por fim, o Sr.Tenente Constantino, apresentou o trabalho da Fundação SALVAR, uma organização sem fins lucrativos criada com o intuito de copilar recursos e doações, cuja principal missão é promover ações que contribuam para o crescimento e desenvolvimento institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e resultem numa melhor prestação de serviços de segurança contra incêndio, pânico e emergências à população mineira. Uma entidade séria, regida pelos valores de Altruísmo, Efetividade, Ética, Independência, Inovação, Integridade, Liderança, Probidade, Profissionalismo, Qualidade, Responsabilidade, Transparência.

Assim, os discentes do Curso de Formação de Sargentos 2021 finalizaram o primeiro dia com gratidão e respeito em servir à uma gloriosa instituição como o CBMMG, que por anos se mantém como uma das mais confiáveis e de maior credibilidade do país.