Na manhã de hoje (24), a Academia de Bombeiros Militar (ABM) comemorou o dia do músico, em um ato solene que foi realizado no pátio da Unidade e contou com a presença do comandante da ABM, coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, do comandante do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), tenente-coronel Peterson José Paiva Monteiro, de diversos oficiais da Academia, além dos militares da Banda Sinfônica e da Bombeiro Instrumental Orquestra Show (BIOS), tropa de músicos homenageados do dia.

Os músicos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) desempenham uma função crucial na construção do espírito de equipe e coesão interna. Além de suas habilidades musicais excepcionais, eles desempenham papéis vitais ao elevarem a moral, tanto da tropa, quanto da comunidade, oferecendo momentos de união por meio da música. Presentes em desfiles, cerimônias e eventos comunitários, esses músicos enriquecem o ambiente com sua arte inspiradora, estabelecendo um elo significativo entre os bombeiros e a população que servem dedicadamente.

Como forma de materializar a gratidão pelos serviços prestados. O Batalhão de Operações Aéreas capacitou músicos da banda sinfônica, tornando-os aptos para a operação de drone. Além disso, fez a entrega de um drone, para que os músicos da Academia de Bombeiros Militar possam eternizar os momentos nos quais dia faz a diferença na vida de muitas pessoas, e traz aquilo que é divino à presença humana.

Fundada em 9 de setembro de 1927 e patrimônio imaterial do Estado de Minas Gerais, desde 2016, a Banda Sinfônica realiza diversas apresentações para o público externo, além da rotineira participação nos treinamentos e solenidades da corporação. Já a BIOS, criada em 28 de março de 2011 e composta por 10 músicos, distribuídos em saxofones, trompetes, trombones, guitarra, baixo, teclado, bateria e percussão, apresenta uma variedade de estilos, tendo como base principal o Jazz e a Bossa Nova.

A Academia de Bombeiros Militar se orgulha em ter músicos tão brilhantes em sua tropa, motivo de admiração e orgulho de cada bombeiro do nosso estado diante de todos os feitos desses militares, por nossa corporação e pelo legado que deixarão eternizado, parabenizamos a todos, desejando sucesso na continuidade dessa jornada!