O Espadim Dom Pedro Segundo é símbolo dos valores tradicionais do militarismo

Na manhã da última sexta-feira (22), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou a solenidade de entrega do Espadim aos cadetes do 1°ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO).  O Espadim é uma arma constituída pela união harmônica do aço, ouro e marfim e é símbolo da autoridade, da honra militar e da dignidade do cadete. Tem sua origem na Rússia, na época do Czar Alexandre Terceiro e era destinado aos príncipes do império para que os portassem até estarem aptos a exercer a função de comando.

O Espadim Dom Pedro Segundo é símbolo dos valores tradicionais do militarismo e acompanhará o cadete até o momento em que ele receberá a sua espada, símbolo do oficialato.

A entrega do espadim demonstra a credibilidade da corporação no cadete e rememora o legado histórico da arma, além de representar o patriotismo, a cultura, a energia e a bravura do bombeiro que jura proteger o cidadão com o sacrifício da própria vida.

A solenidade foi presidida pela chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, e contou com a presença de autoridades militares e civis. As autoridades e convidados enalteceram o trabalho desenvolvido pelo CBMMG em relação ao ensino e na formação dos novos militares.

Em seu discurso, a subcomandante-geral frisou que: "Neste momento, após vencidos os primeiros meses do curso de formação de oficiais, os novos cadetes reconhecem os desafios que estão pela frente em seu processo de formação, e estão prontos para enfrentá-los com coragem e determinação rumo ao oficialato sendo preparados para, em um futuro próximo, desempenharem diversas funções de comando em nossa corporação. Receber o espadim é mais do que uma simples honra. É um reconhecimento do comprometimento, dedicação e excelência que cada um de vocês demonstrou ao longo de sua jornada acadêmica. É o fruto de horas incontáveis de estudo, perseverança diante das adversidades e sacrifícios pessoais em prol de um objetivo maior."

A entrega do Espadim marca o começo de uma caminhada de coragem e determinação e a confirmação de um compromisso com o Corpo de Bombeiros Militar e sua história de continuar salvando e valorizando vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança.