Na última semana, a Academia de Bombeiros Militar (ABM) promoveu um treinamento de salvamento veicular, o qual foi organizado pela Seção Temática Operacional juntamente com o Grupo Temático Operacional (GTO) de salvamento veicular. O evento teve como objetivo apresentar novas ferramentas, aperfeiçoar o conhecimento dos militares, além de atualizar as técnicas e táticas utilizadas para o resgate de vítimas em acidentes com veículos.

A capacitação ocorreu ao longo dos dias 24 e 25 e foi dividida entre teoria e prática. Inicialmente, no auditório principal da ABM, aconteceu uma explanação sobre temas importantes da área, bem como a apresentação de novas ferramentas e técnicas. Em um segundo momento, os militares foram conduzidos para o laboratório onde puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Participaram do evento 34 bombeiros, oriundos do GTO de Salvamento Veicular, da Diretoria de Logística e Finanças (DLF), das unidades operacionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), além de três militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e três bombeiros civis da empresa Vale S.A.

O treinamento contou com a participação do resgatista Marinus Verweijen, que atuou como instrutor de resgate enquanto bombeiro profissional na Holanda, possuindo mais de 20 anos de experiência, além do apoio das empresas Holmatro Rescue Equipment B.V e Resgatécnica Equipamentos de Resgate e Salvamento LTDA.