Na manhã da última quarta-feira (20), a Academia de Bombeiros Militar (ABM) promoveu o lançamento da 6ª edição da Revista Vigiles. O evento foi realizado no pátio da ABM e contou com a presença da Corregedora e Diretora de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Kênia Prates Silva Maciel de Freitas, do Diretor de Atividades Técnicas, coronel Alexandre Gomes Rodrigues, do Assessor de Assistência à Saúde, coronel Antônio Carvalho de Melo Rocha, entre outras autoridades militares e civis convidadas, além dos membros do Conselho Editorial.

No total, a 6ª edição teve 13 trabalhos publicados, em diversas áreas do conhecimento, como direito, psicologia, temáticas operacionais e segurança contra incêndio e pânico. Como novidades da edição, destaca-se a transformação da revista em um periódico de fluxo contínuo, resultando em mais agilidade para as publicações, uma vez que o artigo aprovado pode ser disponibilizado imediatamente no site da revista. Em 2013, o primeiro artigo foi publicado no mês de abril e o último, em dezembro.

Outro feito alcançado foi a primeira classificação da revista, na área de psicologia, referente ao quadriênio 2017/2020. Essa categorização foi uma meta almejada no último editorial e atingida com satisfação por toda a equipe da Vigiles, já que proporciona mais visibilidade à revista e representa o primeiro passo para a sua inserção na produção científica brasileira.

Após a solenidade, os convidados se reuniram para um café no Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação, anexo à Biblioteca Tenente Hélio Alves Galvão da ABM, tendo sido um momento propício para interações e trocas de ideias entre os presentes.

Acreditamos que os debates contribuem para decisões administrativas e operacionais, além de fortalecerem a cultura de pesquisa entre nossos militares. Desejamos a todos uma ótima leitura!

Saiba mais sobre a Revista Vigiles!

Imagens: Júlio Fotógrafo