Ocorreu nesta quarta-feira (6), nas dependências do Centro de Treinamento Profissional (CTP), a instrução prática da disciplina "Método Científico da Investigação de Incêndio em Edificações" do Curso de Especialização em Perícia de Incêndio e Explosões.

A disciplina, que é ministrada pelo coronel Paiva, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), se destina a dotar os alunos do conhecimento necessário à interpretação dos efeitos do fogo e dos padrões de queima de um Incêndio em edificação, visando à construção do Laudo Pericial e à definição da zona de origem e do foco inicial do incêndio.

A atividade prática da disciplina consistiu na realização de um Incêndio controlado para que os discentes pudessem, após a devida supressão das chamas, realizar uma perícia simulada nas instalações do CTP, a fim de encontrarem a zona de origem, o foco inicial e a causa do incêndio.

O Curso de Especialização em Perícia de Incêndio e Explosão se destina à expansão da atividade de perícia de incêndio no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), recentemente implementada em nossa Corporação.

A turma é composta por 27 bombeiros militares do CBMMG, 1 bombeiro militar do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), um perito da PF e um perito da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).