Ocorreu na última sexta-feira (25), na Academia de Bombeiros Militar (ABM), as formaturas dos Cursos de Proteção e Defesa Civil (CPDEC) e do Curso de Inspeção de Incêndio (CII) do ano de 2023. A solenidade conjunta aconteceu no pátio da ABM e contou com a presença do auditor setorial, coronel Robespierre de Oliveira Silva, da corregedora, coronel Kênia Prates Silva Maciel de Freitas, do comandante da ABM, coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, além de outras autoridades militares e civis.

O CPDEC, com carga horária de 110 horas-aula, foi realizado na modalidade presencial entre os dias 07 e 25 de agosto, e se concentrou em ampliar o escopo de serviços prestados pela Corporação à sociedade mineira, transcendendo as ações de resposta a emergências, por meio da capacitação em todas as etapas do ciclo de Proteção e Defesa Civil. Além disso, a abordagem do curso promove a gestão integrada para aumentar a resiliência diante de desastres, reforçando ações coordenadas nos municípios mineiros.

Já o Curso de Inspeção de Incêndio, que foi ofertado em 44 horas-aula, visou a formação para o exercício da função de inspetor de incêndio, para atuação nas ocorrências típicas de incêndios em edificações e espaços destinados a uso coletivo, levantando informações relativas às causas, origem e comportamento do fogo, além de dados relativos a sistemas de segurança contra incêndio e atuação operacional.

Dessa forma, os cursos não apenas reforçaram o compromisso da Corporação em servir à comunidade mineira com excelência, mas também capacitaram seus membros para atuarem de forma mais eficaz e integrada, quer seja nas ações de proteção e defesa civil, bem como nas de investigação de incêndio, contribuindo assim para a segurança e bem-estar de todos.