Na manhã da última segunda-feira (18), a Academia de Bombeiros Militar (ABM) promoveu o Encerramento do Biênio 2022/2023 dos Grupos Temáticos Operacionais (GTO). As metas alcançadas pelos GTOs e os produtos entregues são elaborados no período produtivo compreendidos em biênios, que estão alinhados a três eixos temáticos: ensino, doutrina e logística.

Desde a sua criação, no ano 2014, os GTOs tem demonstrado um potencial incrível na agregação de valor às atividades desenvolvidas pela Corporação. Atualmente, são 17 grupos ativos: Atendimento à Tentativa De Suicídio; Atendimento Pré-Hospitalar; Busca e Resgate Em Estruturas Colapsadas; Classificação Internacional; Busca, Resgate E Salvamento Com Cães; Incêndio Florestal; Incêndio Urbano; Mergulho Autônomo Salvamento Aquático; Movimento De Massas, Enchentes E Inundações; Perícia De Incêndio; Produtos Perigosos; Proteção e Defesa Civil; Salvamento Em Altura; Salvamento Terrestre; Salvamento Veicular; Treinamento Físico Militar e Justiça e Disciplina.

O evento de encerramento foi realizado na ABM e contou com a presença da subcomandante do CBMMG e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, do comandante do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), coronel Moisés Magalhães de Sousa, respondendo também pelo comando da ABM, da Diretora de Logística e Finanças, coronel Stella Coeli Flori Maciel Vieira, bem como dos 17 Coordenadores e representantes dos GTOs.

Após a solenidade, os grupos se reuniram no auditório do prédio do comando da ABM, momento no qual foram realizadas as apresentações das entregas realizadas no biênio. Pode-se citar que os grupos se destacaram na produção de malhas curriculares, procedimentos operacionais padrão, vídeos de instrução, manuais de bombeiros, especificação de materiais operacionais, dentre outros, que acabam influenciando na qualidade do serviço prestado pela corporação.

Além disso, realizaram diversas visitas técnicas em outros países como: Suíça, Qatar, Guatemala, Portugal, Holanda, Panamá, Chile e Argentina. Realizaram, também, capacitações nas áreas de salvamento, socorro e resgate nos estados de São Paulo, Espiríto Santo, Santa Catarina e Paraná, além de certificação de cães no Rio de Janeiro, Mato Grosso e Ceará. Com o apoio do comando da instituição também foi possível a participação de diversos militares no Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM) do ano de 2023.