Na segunda-feira (7), no Complexo Pampulha, a Academia de Bombeiros Militar (ABM) deu início ao Curso de Proteção e Defesa Civil (CPDEC). A cerimônia de abertura teve como destaque uma aula inaugural ministrada pelo deputado federal Pedro Aihara, centrada nos "Desafios do Poder Legislativo na consolidação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil".

O evento contou com a presença de autoridades de destaque, como o comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, o comandante da ABM, coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, e o assessor de Assistência à Saúde, coronel Antônio Carvalho de Melo Rocha. Além destes, militares representando diversas unidades operacionais e administrativas marcaram presença.

O comandante-geral destacou os seguintes dizeres na abertura do curso: “A ideia do curso é que a gente compreenda melhor nosso papel na Defesa Civil, que já é promovida pelo Corpo de Bombeiros, mas o nosso conhecimento precisa estar alinhado com o nosso esforço com a gestão integrada. Desejo a todos um excelente curso e que os senhores concluam com reflexões ainda melhores sobre o assunto. ”

Com uma carga horária total de 110 horas-aula, o CPDEC se aprofundará nas doutrinas nacional e internacional de proteção e defesa civil. O objetivo central é realçar a relevância da gestão integrada para fortalecer a resiliência diante de desastres, fomentando ações de proteção e defesa civil nos municípios mineiros, em colaboração com as unidades operacionais do CBMMG.

Programado para ser concluído até o dia 25 deste mês na Academia de Bombeiros Militar, o CPDEC reúne representantes de diversas unidades estaduais. Um destaque deste ano é a inclusão de militares ligados ao Programa de Fomento e Instalação de Brigadas Municipais. A ABM reconhece e valoriza o comprometimento de todos e almeja um curso produtivo para todos os envolvidos.