Na última sexta-feira (26), a Academia de Bombeiros Militar (ABM) - por meio da Adjuntoria de Capacitação de Civis e com a descentralização na modalidade presencial para os Comandos Operacionais de Bombeiros (COB’s) - formou a primeira turma do Curso de Formação Instrutores de Guarda-Vidas Civil (CFIGVC).

O curso teve como objetivo habilitar seus alunos para o exercício da atividade profissional. Agora os novos instrutores poderão exercer as funções no âmbito da prevenção aquática, levando um conhecimento atualizado, padronizado e técnico, para os futuros guarda-vidas em Minas Gerias.

O guarda-vidas atua na área de segurança pública e sua função é evitar acidentes e afogamentos em piscinas, rios ou mares. Seu trabalho também é instruir banhistas sobre as questões de profundidade e segurança do local, orientar o banho, fazer salvamentos e procedimentos de socorro.

O cargo exige boa disposição física, práticas de natação em diversos ambientes aquáticos e conhecimentos em técnicas de resgate, instruções que poderão ser repassadas aos alunos dos cursos com a devida qualidade ministrada pelo Corpo de Bombeiros.