No mês de março, a Academia de Bombeiros Militar (ABM) realizou mais uma edição do Curso de Combate à Incêndio Urbano (CIURB). 30 militares de diversas unidades BM participaram do curso que teve uma carga horária total de 176 horas/aula.

O CIURB ocorreu em modalidade presencial, sob a gestão do Centro de Treinamento Profissional (CTP) da ABM, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ao longo do curso, foram realizadas duas diligências técnicas, a primeira em Brasília e a segunda nas cidades de Uberlândia e Uberaba.

No Centro de Treinamento Profissional (CETOP) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), os militares puderam adquirir conhecimentos técnicos e táticos específicos relacionados ao combate ofensivo e à busca e salvamento de vítimas, contando com uma excelente estrutura de containers simuladores de desenvolvimento de incêndios. Já nas dependências do 5° e 8° Batalhão de Bombeiros Militar, os alunos do curso puderam executar com primazia atividades específicas de ventilação tática e incêndios verticais, bem como a prova final do curso.

Além das diligências supracitadas, no CIURB 2023 foram executadas atividades relacionadas à incêndios industriais, combate à incêndios em veículos convencionais e elétricos, acidentes envolvendo caminhões tanque com líquidos inflamáveis e ainda, atendimento a incêndio e pânico em edificações hospitalares.

O CIURB teve seu encerramento marcado por uma solenidade de pátio que ocorreu nas dependências do Complexo Pampulha da ABM, na manhã do dia 31 de março. Na formatura foram homenageados os primeiros colocados do curso: 2º tenente BM Elias Cristovam de Souza Júnior, primeiro colocado, 3º sargento BM Frederico Madureira Francino, segundo colocado e soldado BM Victor Sant’anna Barbosa Mappa, terceiro colocado.

A solenidade também foi marcada pela participação do 2º sargento veterano Roberto Moreira que realizou uma pequena apresentação com toques de corneta que eram utilizados anos atrás para organizar o teatro de operações, comunicando ordens e procedimentos durante o combate.