A primeira turma do Curso de Qualificação em Operações em Árvores realizou o encerramento das atividades com uma formatura na Academia de Bombeiros Militar (ABM), no dia 1º de abril, após 13 dias intensos de treinamento. Bombeiros militares do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal participaram do curso.

O curso foi criado em 2021, com carga horária de 80 horas-aula com os objetivos de capacitar bombeiros para atuação em ocorrências de vistoria, poda e corte de árvores, dotarem os militares de conhecimentos técnicos, além de padronizar procedimentos operacionais, com vistas a aumentar a segurança das operações. Mas por conta da pandemia, só foi possível a realização do curso neste ano.

Com a intenção de preparar melhor a tropa e, com esses especialistas, disseminar o conhecimento nas unidades operacionais, foi criado o Curso de Operações em Árvores. A qualificação foi realizada em 13 dias e contou com avaliações teóricas e práticas e disciplinas de legislação ambiental, segurança nas operações, ferramentas, vistoria, ascensão e movimentação em copa de árvores e técnicas de poda e corte.

Um destaque do curso foi a participação de militares dos estados do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal que irão propagar os ensinamentos dos bombeiros mineiros por mais Corpos de Bombeiros Militares e fortalecer a área de atuação com o que há de mais moderno em termos de técnicas e segurança.

Na formatura foram homenageados os primeiros colocados do curso, o comandante da ABM, Tenente-Coronel Anderson Passos de Souza, o chefe e os auxiliares do curso.

A importância da qualificação nas operações com árvores

A atividade de poda e corte de árvore é de extrema importância para a instituição e para a sociedade e abarcou cerca de 16% dos sinistros de busca e salvamento realizados no ano de 2021, com 8.095 ocorrências atendidas, aproximadamente 22 árvores por dia em todo estado.

Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram registradas pelo CBMMG, 2.188 ocorrências de vistoria, poda e corte de árvores.

Outra vertente importante a se considerar nos trabalhos com árvores é a questão da segurança nas operações, já que as ocorrências envolvem trabalhos em altura, geralmente próximos a rede elétrica, com o uso de ferramentas de corte e muito esforço físico.