Nesse último final de semana, foi realizada, no Centro de Treinamento Profissional (CTP), a Atividade Técnica Operacional Simulada (Atos) para as turmas Carcará, do segundo ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO II) e Aroeira, do Curso de Formação de Sargentos (CFS).

A atividade, que se iniciou às 18h do dia 26 e se estendeu até às 9h do dia 27, teve como objetivo o desenvolvimento do espírito de corpo, a rigidez física e o controle emocional, dentro de cenários que simulam situações inerentes à carreira de bombeiro militar.

A prática simulada foi executada pelos 65 discentes das turmas Carcará e Aroeira, sob planejamento e coordenação dos 19 militares do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), Tenentes 2024 – Turma Bravo. O desenvolvimento das oficinas da Atos teve como temática os cursos de especialização operacionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, apresentando aos discentes parte do rol de operações em que o Bombeiro Militar atua.

A Atos contou com oficinas de Busca e Resgate em Estrutura Colapsada (BREC); Prevenção e Combate a Incêndio Florestais (PCIF); Salvamento Terrestre e Combate a Incêndio Urbano (Ciurb), Curso de Salvamento em Soterramento em Enchentes e Inundações (CSEI) e Pista de Aplicação Militar (PAM).

No fim das atividades, os militares estão ainda mais aptos a compreender a importância da atuação em grupo, do controle emocional e da resistência física, fatores essenciais para um bom desempenho em ocorrências nas diversas áreas operacionais de atuação de um bombeiro militar.