Na última quinta-feira, dia 10 de novembro, iniciou-se na Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Campus Pampulha, o Bivaque 2022, com término no sábado, dia 12 de novembro. O evento foi organizado e coordenado pelos cadetes do segundo ano do CFO e teve 19 discentes do Curso de Formação de Soldados (CFSd) como executores.

Objetivando transmitir conhecimentos e preceitos militares, testar os limites e superar as dificuldades correlatas às enfrentadas pelos destemidos soldados do fogo nas variadas ocorrências atendidas diariamente, a atividade de Bivaque, por meio de instruções teóricas e práticas, submeteu os discentes ao intenso desgaste físico e mental, com o propósito de prepará-los para a rotina de um bombeiro militar.

Além disso, a atividade proporcionou aos discentes da ABM a oportunidade de autoconhecimento e engrandecimento, sendo possível atuar em várias áreas operacionais da profissão bombeiro militar, como salvamento em altura, salvamento terrestre, munições químicas, entre outras. Aos aplicadores, a atividade fomentou a cultura do planejamento, da gestão de pessoas, da coordenação, da chefia e da liderança militar.