ABM comemora 11 anos de criação

Início / Notícias Criado em: 28-03-2022 às 15h:52

A Academia de Bombeiros Militar (ABM) realizou, entre os dias 21 e 25 de março, eventos para comemorar 11 anos de aniversário de criação. Professores, militares, apoiadores e servidores civis foram homenageados na formatura que ocorreu nesta sexta-feira (25).

Durante a semana de comemoração foram realizados vários eventos, tais como futebol amistoso, celebrações religiosas, formatura militar e um almoço de confraternização. A formatura contou com a presença do chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, autoridades civis, militares e convidados.

Os alunos dos cursos de formação da ABM compuseram o pelotão de desfile e foram realizadas homenagens aos professores, servidores civis, militares e apoiadores que se destacaram no auxílio das atividades de ensino.

Também, foi realizada a inauguração da foto na galeria de ex-comandantes da ABM do coronel veterano Lucioney Rômulo da Costa.

História da ABM

A história desta escola começou dentro da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em fevereiro de 1985, quando foi criada a Seção de Ensino de Bombeiros (SEBOM), na estrutura da Academia de Polícia Militar (APM).

Em 1994, foi criado o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, que foi transferido para a sede do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM), no ano de 1996. Assim, no Sebom era realizada a formação das praças e na APM o curso de Formação de Oficiais.

No ano de 2011, foi criada a Academia de Bombeiros Militar, instalada nos prédios onde funcionava o comando da corporação.

A expansão física da ABM, com o novo espaço em Contagem, ocorreu no ano de 2009, onde funciona o Centro de Treinamento Profissional (CTP) e ocorre a formação das praças.

O complexo Pampulha foi inaugurado em 2018, onde funciona atualmente a administração, o Comando da ABM e a formação dos Oficiais.

Atualmente, a ABM é reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação como instituição de ensino superior, onde são ministrados os cursos de bacharelado em Ciências Militares e de Tecnologia em Segurança Pública e Prevenção, ambos com ênfase na gestão de catástrofe.

A ABM possui ainda ações formativas, inicial e continuada, de seus profissionais, como os cursos de formação de soldados, cabos e sargentos e o curso de aperfeiçoamento de sargentos.

A qualificação de todos os bombeiros militares de Minas Gerais está sob a gestão da ABM, que desde 2018, realiza o treinamento profissional básico. Dessa forma, profissionais capacitados e focados na formação continuada da tropa realizam a atualização e padronização das técnicas utilizadas nas mais diversas áreas de atuação do CBMMG.

Berço da formação dos heróis do fogo, a ABM é lugar de culto às tradições militares, estudo, aprendizagem, pesquisa e melhoria contínua de toda tropa.