A Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais (ABM) realiza neste mês de junho o Curso de Atendimento a Emergências envolvendo Produtos Perigosos (CPROP – 2024). Além dos bombeiros militares mineiros, integram a turma, militares do Sergipe, Rio Grande do Norte e Pará. Esta capacitação visa formar especialistas na resposta e na gestão do risco de emergências com substâncias químicas, biológicas, radiológicas e nucleares, classificadas como desastre industrial na doutrina nacional de Proteção e Defesa Civil.

O currículo prevê aulas teóricas e práticas, visitas técnicas em indústrias químicas, simulação de combate a incêndio em refinaria, além de instrução no Centro de Treinamento localizado em Nova Odessa, São Paulo. As aulas experimentais de química ocorrem no laboratório do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), enquanto as instruções sobre explosivos são ministradas no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Os alunos são avaliados em exercícios simulados sobre as diversas classes de produtos perigosos, treinados inclusive para atuar em situações de contraterrorismo. No curso os alunos desenvolvem habilidades de utilização dos trajes de proteção química para o salvamento e a descontaminação de vítimas, além da contenção da substância química.

O curso com previsão de 4 semanas é coordenado por 14 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), com formação em química, engenharias química e elétrica, segurança do trabalho, além de vasta experiência no atendimento de emergências com produtos perigosos. Desde 2018, é conceituado como um dos cursos mais completos da área, considerado referência para os demais estados brasileiros.