Em uma solenidade realizada nesta quinta-feira (13), ocorreu a inauguração da Galeria dos Ex-Comandantes na sede do 9º Pelotão. Essa galeria representa um marco na história do Pelotão ao mesmo tempo que presta homenagem à memória institucional, moldada pela dedicação e perseverança dos militares que se empenharam no progresso e evolução da corporação ao longo dos anos.

A função dessa galeria é preservar a lembrança daqueles que contribuíram para a construção da história da Fração.

A solenidade contou com a participação do atual comandante do 9º Pelotão, tenente Laércio Rodrigues Leite, e da ex-comandante, tenente Elen Roberta Costa Carvalho, além de autoridades militares e civis locais e regionais.

A ex-comandante tenente Elen comandou o Pelotão em Salinas de julho de 2018 a janeiro 2021, tendo grande destaque em ações que proporcionaram integração entre o CBMMG e a sociedade civil organizada na região do Alto Rio Pardo.

Durante o evento, ela recebeu a homenagem por ter sido a primeira mulher a instalar um Pelotão Destacado no CBMMG, além de ser reconhecida pelos serviços relevantes prestados durante o seu período no comando.

Ao falar sobre o evento, a ten Elen afirmou: “servir ao CBMMG e à comunidade do Alto Rio Pardo é uma experiência da qual me sinto extremamente orgulhosa, honrada e que levarei comigo nas melhores recordações dos desafios e conquistas da minha vida profissional e pessoal. ”

O atual comandante da Fração tenente Laércio, apontou que “a galeria de ex-comandantes do 9º Pelotão é uma justa homenagem a Oficial que escreverá uma página inédita nos anais históricos da corporação. ”