Entre os dias 12 e 19 de novembro, o 9º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Varginha, recebeu bombeiros militares de diversas partes do Estado para a realização do 17º Curso de Salvamento Veicular (CSV) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Ao todo, 30 bombeiros militares participaram do curso, representando diferentes unidades operacionais da corporação.

O objetivo principal da capacitação foi qualificar os militares nas técnicas mais modernas de salvamento veicular, tornando-os multiplicadores e especialistas na doutrina de resgate de vítimas de acidentes automobilísticos.Durante uma semana intensa de atividades teóricas e práticas, os participantes aprimoraram habilidades relacionadas à extração segura de vítimas presas em ferragens, utilizando equipamentos como desencarceradores hidráulicos, estabilizadores, almofadas pneumáticas e outros dispositivos de salvamento veicular. Também foram abordadas técnicas de extração em diferentes ângulos e situações complexas, garantindo o cuidado com a vítima e a eficiência da operação.

As instruções foram ministradas por profissionais altamente capacitados, em ambientes controlados, com simulações realistas que aproximaram os alunos das ocorrências enfrentadas no dia a dia da atividade operacional.

O encerramento do curso foi marcado por uma solenidade de formatura que contou com a presença de autoridades militares, como o coronel Edirlei Viana, comandante do 6º Comando Operacional de Bombeiros (6º COB), o tenente-coronel Ulisses Silva de Oliveira, comandante do 9º BBM e o chefe do Centro de Treinamento Profissional, major Rodrigo Antônio Batista de Paula.

Durante a cerimônia, foram homenageados os militares que se destacaram nas primeiras colocações do curso, além das pessoas e instituições que contribuíram significativamente para a realização do CSV em Varginha, seja por meio de apoio logístico, operacional ou institucional.

A realização do 17º Curso de Salvamento Veicular reforça o compromisso do CBMMG com a formação continuada, o aprimoramento técnico e a excelência no atendimento à população mineira, especialmente nas ocorrências que envolvem vítimas de acidentes automobilísticos.