Na última semana, o 9º Batalhão de Bombeiros (9ºBBM), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), realizou uma operação de vistorias em todos os imóveis inventariados e tombados da cidade de Varginha, objetivando proteger e preservar essas edificações, impedindo que venham a ser destruídas ou descaracterizadas.

Imóvel tombado é todo aquele reconhecido como parte importante do nosso patrimônio histórico e cultural, sendo de suma importância a sua preservação para manter viva a história da cidade.

Os militares vistoriaram 96 imóveis, observando as condições de preservação das edificações que possuam valor histórico, cultural, ambiental ou arquitetônico e que tenham valor significativo para a população, visando garantir a segurança de todos. Foram vistoriados desde locais de reunião de público, como o Theatro Capitólio, até residências unifamiliares.

Varginha foi a primeira cidade de Minas Gerais a concluir as vistorias destes locais tombados e inventariados. Segundo o Capitão Marcelo Ventura Oliveira, comandante da 3ª Companhia de Prevenção e Vistoria, “a prioridade é realizar trabalhos preventivos, afim de evitar danos à vida e ao patrimônio. Esta operação mostra a preocupação do Corpo de Bombeiros com a preservação da memória da história de Varginha”.