Entre os dias 13 e 22 de maio, o 8º Pelotão de Bombeiros Militar, promoveu um curso de guarda-vidas civil destinado a atender a demanda da região. A presença do profissional guarda-vidas é de extrema relevância na localidade, que conta com extenso percurso hidrográfico com diversos rios e balneários.

O curso tem como objetivo habilitar os alunos para atuarem no exercício da atividade profissional de guarda-vidas civil, na prevenção de afogamentos e salvamento aquático em clubes, rios e balneários.

O treinamento teve carga horária de 60 horas/aula na modalidade presencial e foi dividido em duas disciplinas com aulas teóricas e práticas. Na disciplina de primeiros socorros, os alunos foram instruídos sobre suporte básico de vida, suporte ao afogado e atendimento as principais emergências clínicas e traumáticas. Já na disciplina de salvamento aquático, foram trabalhadas as técnicas de entrada na água, nado de aproximação, abordagem e reboque da vítima, e, também, as técnicas e recursos empregados no salvamento indireto de vítima de afogamento.

Os alunos passaram por um processo de treinamento físico, sendo essa uma habilidade inerente a atividade do guarda-vidas. Ao final, como última atividade programada do curso, foi realizada uma descida de rio de, aproximadamente, 3 quilômetros nas águas do Rio São Francisco, onde foram trabalhadas as técnicas e habilidades dos alunos em águas correntes.

Ao final do curso, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) entrega a população 34 novos guarda-vidas civis que irão atuar e disseminar a cultura da prevenção aos afogamentos, fortalecendo assim a segurança nas atividades aquáticas na região.