Nesta segunda-feira (27), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) finalizou a formação de mais uma turma do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF) do 2º Comando Operacional de Bombeiros (2º COB), sendo o segundo da região e o primeiro sediado pelo 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM).

O curso teve a duração de 26 dias e contou com 21 alunos inscritos, sendo 19 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e dois bombeiros militares do Estado do Acre.

Durante o período de formação, os alunos foram capacitados com instruções técnicas, palestras e treinamentos específicos para atuação em Biomas diversificados. Durante os treinamentos, os militares ficaram acampados no Parque Estadual do Pau Furado e também no Parque Nacional da Serra da Canastra, onde foram testados e aprovados quanto à resiliência física e mental, tão necessárias frente à realidade de um combatente florestal.

A região do 2º COB, que cobre o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, sofre constantemente com danos causados pelos incêndios florestais. Somente no ano de 2023, foram atendidas 3.437 ocorrências relativas a incêndios florestais em sua área de atuação, e em 2024, já se somam 825 ocorrências dessa natureza.

Ao realizar ações de capacitação como essa, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reafirma o compromisso em proteger os recursos naturais e garantir o bem-estar da população das Minas Gerais frente aos desafios do período de estiagem.