No verão, a elevação da temperatura, aliada as férias escolares e feriado de carnaval, aumenta a busca por atividades aquáticas em rios, lagos, represas e cachoeiras. Consequentemente, aumenta o número de afogamentos e acidentes náuticos.

Para melhor atender a sociedade em ocorrências de tais naturezas, na última semana, entre os dias 05 e 09 de dezembro, militares do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (Sede – Uberaba, Pelotões - Iturama e Araxá) participaram de uma requalificação de mergulho autônomo.

Foram ministradas instruções práticas e teóricas relativas à atividade de operações submersas, com objetivo de atuar com segurança e eficiência nas atividades de busca e salvamento de pessoas e bens submersos, conforme normas em vigor no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

As operações de mergulho compreendem uma ampla área de atuação pelo Corpo de Bombeiros, variando em complexidade, grau de risco, tempo de atuação, recursos utilizados, sendo que o sucesso dos trabalhos de buscas submersas ocorre em decorrência da preparação de militares para as diferentes situações de mergulho.

Ao todo, treze mergulhadores concluíram com êxito as atividades, estando preparados para coordenar e atuar em ocorrências de mergulho de segurança pública, bem como ministrar treinamento aos demais militares da unidade.