8º BBM firma parcerias com Siamig e Senar-Minas que apoiarão ações de prevenção aos incêndios florestais na região

Início / Notícias Criado em: 02-09-2020 às 14h:04

A boa articulação com órgãos públicos e privados, assim como ações colaborativas de vários segmentos econômicos, são fundamentais para criar campanhas mais incisivas e abrangentes para reduzir os números de incêndios florestais no estado. Apostando nisto, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8ºBBM), que atua em Uberaba e região, vem articulando parcerias de peso para promover a integração na luta contra as queimadas criminosas que causam prejuízos inestimáveis.

A cidade de Uberaba é a terceira cidade mais eficiente na produção de cana-de-açúcar do país e a cana é responsável por 40% da produção agrícola da cidade. A zona rural do município, composta por extensas lavouras de cana-de-açúcar, são alvos fáceis para incendiários que cometem o crime frequentemente, mesmo com todas os esforços de prevenção implementados todos os anos pelo Corpo de Bombeiros.

Em algumas regiões onde a incidência de incêndios é alta, o 8º BBM tem mantido militares de prontidão para imediato combate, com o fim de dirimir os danos ambientais, sociais e econômicos que resultam das queimadas. Mas, além de todos os esforços neste sentido, o Comandante da unidade, Tenente-Coronel Anderson Passos, tem contado com reforços significativos de parcerias que podem alavancar a campanha de prevenção e outras ações neste sentido.

Para tentar frear os incêndios e impulsionar as intervenções preventivas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio do 8º BBM, formalizou uma parceria inédita com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), a TV Integração, o Senar-Minas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif), com o desenvolvimento de uma campanha de Prevenção e combate aos incêndios, principalmente, na região do Triângulo Mineiro, onde têm as maiores ocorrências.

A parceria tem garantido a produção de peças publicitárias com alto padrão de qualidade, alertando quanto à necessidade de denúncia aos incendiários. O material está sendo veiculado pela TV Integração em Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba e Araxá, numa área de cobertura em torno de 233 municípios. Foram produzidos também posts para a rede social, chamando a atenção para os prejuízos econômicos, ambientais e a necessária educação para o cuidado com o fogo desde a infância.

O IBAMA e a AMIF irão divulgar todo esse material em sua rede social, contribuindo para ampliar a conscientização sobre esse grave problema enfrentado, principalmente, nessa época do ano.