Na data de 13 de janeiro de 2023 o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), através do 8° Batalhão de Bombeiros Militar (8°BBM), realizou visita em barragem de água com risco de rompimento na zona rural de Campina Verde. Na oportunidade o Subcomandante da Unidade acompanhado pelo Comandante do Pelotão de Iturama e um bombeiro militar piloto de Aeronave Remotamemte Pilotada (RPA), reuniu-se com o prefeito, secretariado e engenheiros do município. Foi realizada também vistoria in loco e registro de imagens com o uso de drone.

A barragem fica localizada em propriedade do INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, sendo que na propriedade há um assentamento de famílias aguardando regularização da posse. A Prefeitura de Campina Verde já notificou o INCRA sobre a ocorrência, representantes do IGAM – Instituto de Gestão das Águas e Mananciais, e o Ministério Público Federal também acompanham as ações que vem sendo adotadas.
Entre as ações de mitigação propostas e executadas pela Prefeitura Municipal estão: cadastramento das residências a jusante, retirada dos moradores e animais da mancha de inundação (total de três famílias que já foram removidas, juntamente com seus pertences), interdição de uma estrada rural (sendo que a interdição foi realizada logo após a vistoria), e emissão de avisos à população.

As ações basearam-se em relatórios expedidos por empresa de engenharia especializada contratada pelo município. O relatório aponta risco eminente de rompimento e recomenda, além das medidas mencionadas, a redução gradual do nível de água e posterior descaracterização da barragem. Segundo o Prefeito, Dr. Helder Paulo Carneiro, as ações recomendadas serão todas acatadas, e os trabalhos de esvaziamento da barragem iniciarão de imediato com o devido acompanhamento técnico.
O Oitavo Batalhão de Bombeiros Militar segue em contato com o município e demais órgãos até a extinção do risco ocasionado pela instabilidade da barragem.
Bombeiro o amigo certo nas horas incertas