O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, no dia 11 de agosto de 2023, por intermédio do Pelotão de Iturama, pertencente ao 8° Batalhão de Bombeiros Militar (8°BBM), na câmara municipal de Limeira do Oeste, palestras referentes à atividade de Proteção e Defesa Civil. O intuito principal foi fomentar a implementação de Coordenadorias Municipais em cidades do pontal do triângulo.

O evento contou com a presença de 35 pessoas, sendo essas lideranças políticas da região e sociedade civil representadas por empresas presentes nas cidades do ponto focal de Iturama. Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil ativas (COMPDEC’s) de Campina Verde e Limeira do Oeste também compareceram.

As palestras contaram também, com assuntos pertinentes ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES), e do Centro Integrado de Redução e Resposta aos Desastres (CIRRD).

O evento proporcionou aos membros dos municípios um ambiente propício para discussão de ações de gestão de risco, primando pela eficiência caso seja necessária a atuação na gestão do desastre.

As palestras tiveram por objetivo estimular a criação de COMPDEC’s nos municípios de Iturama, São Francisco de Sales, Carneirinho e Uniao de Minas.

O evento contou com a participação e contribuição do Coronel Casarim,comandante do 2º COB e do Tenente Coronel Marisguia, comandante do 8BBM.