O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, na última segunda-feira (09), por intermédio do 8° Batalhão de Bombeiros Militar (8°BBM), em Uberaba, palestras referentes à atividade de Proteção e Defesa Civil. O evento ocorreu na presença de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil ativas (COMPDEC’s) e Pontos focais da área de articulação do 8° BBM. Também estiveram presentes como convidados representantes da COMPDEC de Araguari.
Foram empenhados militares pertencentes ao 8º Batalhão de Bombeiros Militar, sediados em Uberaba e Iturama, e ao 5º BBM, Araguari para ministrarem palestras referentes à atividade.

As palestras contaram também, com a presença do agente Regional da CEDEC no município de Uberaba, sub-tenente Lino Júnior, além de palestrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES), e do Centro Integrado de Redução e Resposta aos Desastres (CIRRD).

O evento proporcionou aos membros das prefeituras (coordenadores civis) um ambiente propício para discussão de ações de gestão de risco, primando pela eficiência caso seja necessária a atuação na gestão do desastre.

As palestras tiveram por objetivo estreitar laços entre COMPDEC’s e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. As instruções seguiram um cronograma de 8horas aula.
A coordenação da atividade no 8º BBM foi prazenteira em capacitar os coordenadores e agentes de Proteção e Defesa Civil presentes.
O treinamento primou pela difusão do conhecimento adquirido pelos militares concluintes do Curso de Qualificação de Proteção e Defesa Civil (CPDEC-2022), e outros, direcionando às ações para capacitação de Pontos focais e coordenadorias.

Bombeiro, o amigo certo nas horas incertas.