8°BBM comemora aniversário de 57 anos de instalação na cidade de Uberaba

Início / Notícias Criado em: 27-01-2023 às 11h:18

Na última quinta-feira (26), em ato solene, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8ºBBM) comemorou o 57º aniversário de instalação da Unidade na cidade de Uberaba.
O evento foi marcado pela entrega da Medalha Mérito Militar aos militares agraciados que ao longo da carreira desempenharam com compromisso e dedicação a profissão de Bombeiro Militar, contribuindo para o fortalecimento dos valores do CBMMG. Também foram homenageados na ocasião ex-comandantes do atual 8º BBM.

A solenidade foi realizada no “Tatersal Rubico de Carvalho” no Parque Fernando Costa (ABCZ) e contou com a presença do Comandante do Segundo Comando Operacional de Bombeiros (2º COB), Coronel André Humia Casarim, de autoridades militares e civis, bem como com os colaboradores parceiros do 8º BBM que contribuíram ao longo do ano de 2022 para que muitas ações e realizações pudessem ser concretizadas, sendo homenageados com a entrega de troféus e certificados, reforçando a interação do 8º BBM com a sociedade.

O 8º BBM ao longo de sua história demonstra respeito, comprometimento e dedicação à população uberabense e demais cidades da região, reafirmando o cumprimento das missões constitucionais do CBMMG.

Histórico do 8º BBM
O Oitavo Batalhão foi inaugurado em 26 de janeiro de 1966, sendo que sua primeira sede foi instalada na Praça Aurélio Luís da Costa, nº 73, Bairro São Benedito. A denominação era de 11º Sub-Grupamento de Incêndio (SGI) do 3º Grupamento de Incêndio (3º GI), contando inicialmente com um efetivo de 41 componentes, comandados pelo 2º Tenente PM Luciano Álvares de Freitas.
O extinto jornal “Lavoura E Comércio” de quinta-feira, 27 de janeiro de 1966, publicou em primeira página a manchete: “A partir de hoje, Uberaba conta com uma unidade dos Soldados do Fogo”. Na matéria o jornal destacava: “Concretizou-se afinal, a velha aspiração uberabense da instalação, aqui, de uma unidade do Corpo de Bombeiros”, citado na primeira linha da capa do jornal.

A assinatura do convênio entre o município e o Comando, aconteceu na manhã daquela quarta-feira, 26 de janeiro de 1966, no gabinete do prefeito Arthur de Mello Teixeira e contou, além do prefeito, com a presença do Major Hélio Marques, Subcomandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, representando o Comandante Geral e o Governador do Estado, do Tenente Coronel José Vicente Bracarense, Comandante do 4º BI (hoje 4º BPM), do Arcebispo de Uberaba, Dom Alexandre Gonçalves Amaral, do Tenente Luciano Álvares de Freitas, Comandante do 11º Subgrupamento de Incêndio, do Delegado Lindolfo Coimbra de Souza, Delegado Regional de Polícia do Triângulo Mineiro, entre outras autoridades municipais e imprensa.

Durante os sete primeiros anos, o então 11º SGI permaneceu instalado na Praça Aurélio Luis da Costa, porém, devido à quebra de convênio com a prefeitura que pagava o aluguel do imóvel, em abril de 1973 os Bombeiros foram transferidos para o interior do 4º Batalhão de Polícia Militar, permanecendo ali até 1978. Em outubro de 1978, a fração foi transferida definitivamente para a atual sede, na Rua Treze de Maio, 74, centro.

Durante sua trajetória o 11º SGI foi transformado em 11ª companhia e passou a pertencer ao atual 5º Batalhão de Bombeiros Militar, deixando de pertencer ao 3º GI. em seguida foi novamente elevada a condição de Companhia Especial, depois em Companhia Independente até que, em 2006, conforme está públicado no BGBM nº 049, de 07 de dezembro de 2006, tornou-se Batalhão, Recebendo a denominação atual de 8º Batalhão de Bombeiros Militar.
Atualmente, o Oitavo Batalhão de Bombeiros Militar é comandado pelo Tenente-CoronelBM Ricardo Marisguia Mendes e possui frações destacadas nos municípios de Araxá, Frutal, Iturama, Sacramento e Campos Altos.

Bombeiro o amigo certo nas horas incertas