Nesta última terça-feira (29), o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM) realizou a operação Alerta Verde fase 2, que consiste na realização de vistorias em lotes vagos. A operação ocorreu nos municípios de Montes Claros, Janaúba, Januária, Salinas, Francisco Sá e Bocaiúva, sendo vistoriados apenas na data de hoje mais de 100 imóveis.

O objetivo da operação Alerta Verde é verificar se os lotes apresentam vegetação alta, o que contribui significativamente para a incidência de incêndios em lotes vagos.

De posse dos dados das vistorias, o Corpo de Bombeiros irá encaminhar aos municípios a relação dos imóveis que se encontram com vegetação alta no sentido de que os proprietários sejam notificados a realizarem a manutenção sem o uso de fogo. A limpeza dos lotes e a correta destinação dos resíduos evita a ocorrência de incêndios em vegetação nos municípios, sendo uma importante ação de prevenção. A soma desses fatores contribui sobremaneira para a melhoria da qualidade do ar, diminuição dos problemas respiratórios das pessoas e preserva o meio ambiente.

Até o dia 31 de agosto, o Corpo de Bombeiros realiza em todo o estado de Minas Gerais a operação Alerta Verde fase 2, com a intensificação das vistorias em lotes vagos dos municípios onde possuem Unidades do Corpo de Bombeiros.