Na última semana do mês de maio, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), em Montes Claros, realizou um simulado de evacuação de emergência na empresa Chocolates Garoto LTDA (Nestlé).

O exercício teve como objetivo medir o tempo de deslocamento da viatura em uma eventual necessidade de atuação e submeter os colaboradores da empresa a uma situação de emergência, onde seriam exigidos conhecimentos de primeiros socorros, combate a princípios de incêndio, abandono e isolamento de área pela equipe de brigadistas, até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Durante a ação, foi simulado um princípio de incêndio que demandou a evacuação de alguns setores da fábrica, realizada pela brigada da empresa. A equipe de brigadistas também atuou no combate ao princípio de incêndio. Após o acionamento, a guarnição de socorro se deslocou rapidamente ao local, assumindo o comando da ocorrência, completando a evacuação dos colaboradores e encaminhando-os para um local seguro, além de extinguir completamente o incêndio.

Em seguida, foram realizadas orientações tanto para os brigadistas quanto para os demais envolvidos no simulado. O exercício visou estimular ações preventivas e garantir respostas eficientes aos desastres, atendendo ao tempo resposta, além de incentivar a cultura de prevenção e proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente.